Teoria cons

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 70 (17276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria do Consumidor – Questões Práticas (Versão Provisória)

TEORIA DO CONSUMIDOR
EXERCÍCIOS

Exercício 2.1 Restrição orçamental e efeitos da variação dos preços e do rendimento Suponha que um consumidor gasta a totalidade do seu rendimento mensal, no montante de 160 unidades monetárias (u.m.), na aquisição de 2 bens (X e Y) e que o preço do bem X é de 20 u. m. e o do bem Y é de 10 u.m.. Orendimento disponível deste consumidor é fixo, assim como os preços de mercado destes dois bens, no período em análise. a) Deduza a expressão analítica da restrição orçamental para este consumidor, represente-a graficamente e explique o seu significado económico. b) Suponha que o preço de X diminui em 20%, tudo o mais se mantendo constante. Qual é a expressão analítica da nova restriçãoorçamental? Como se posiciona esta restrição orçamental relativamente à inicial? c) Considere que os preços dos bens são os iniciais e que o rendimento do consumidor aumenta em 50%. Determine a expressão analítica da nova recta orçamental e represente-a graficamente. d) Suponha que, em relação à situação inicial, o rendimento e os preços de cada bem aumentam em 50%. Determine a expressão analítica da novarecta orçamental e compare-a com a inicial.

Resolução a) Sendo R = 160 u.m., px = 20 u.m. e py = 10 u.m. e dado que o rendimento é totalmente gasto na aquisição do bem X e/ou do bem Y, a expressão analítica da restrição orçamental é: 160 = 20 X + 10 Y, onde X e Y designam, respectivamente, a quantidade adquirida de cada um dos bens, expressa em unidades; 20 X representa a despesa no bem X e 10 Ya despesa no bem Y. Resolvendo em ordem a Y:
10Y = 160 − 20 X ⇔ Y= 160 20 − X 10 10 ⇔ (1) Y = 16 − 2 X

A expressão (1) é a equação duma recta que tem: - 16, por ordenada na origem. Exprime o número de unidades do bem Y que o consumidor pode adquirir se gastar a totalidade do seu rendimento neste bem ou seja, é o rendimento real expresso em termos do bem Y; - (-2), por declive (px /py =-20/10). É igual, em valor absoluto, à razão entre os preços dos dois bens e significa que, no mercado, 1 unidade do bem X vale 2 unidades do bem Y, dado que o preço do bem X é duplo do do bem Y. Assim, por cada unidade adicional de X que pretenda adquirir, o consumidor terá que desistir de 2 unidades de Y, mantendo constante a despesa total. Em termos económicos, o declive mede o custo de oportunidade1do bem X em termos do bem Y. Para representar graficamente a restrição orçamental (R0 no Figura 2.1-a), basta considerar dois pontos: se o consumidor gastar a totalidade do seu rendimento no bem Y, o cabaz de consumo é (X = 0; Y=16), coordenadas da ordenada na origem; se gastar a totalidade do seu rendimento no bem X, o cabaz de consumo é (X=8; Y = 0), coordenadas da abcissa na origem. Trata-se deum custo de oportunidade objectivo, no sentido em que é determinado pelo mercado. _______________________________________________________________________________ Maria Clementina Santos, Helder Valente e Isabel Godinho
1

1

Teoria do Consumidor – Questões Práticas (Versão Provisória)

Figura 2.1-a) A restrição orçamental Significado económico: a restrição orçamental indica todas ascombinações de X e Y que o consumidor pode adquirir, sendo dado o seu rendimento e os preços de ambos os bens. Representa as combinações alternativas de ambos os bens que implicam o mesmo nível de despesa total, sendo esta igual ao rendimento disponível do consumidor. Delimita as possibilidades de consumo que estão ao alcance do poder de compra do consumidor. Nota: Em termos genéricos, a expressãoanalítica da restrição orçamental é: R = px X + py Y onde R designa o rendimento, X e Y as quantidades adquiridas de cada um dos bens e px e py os preços dos bens X e Y, respectivamente. Resolvendo em ordem a Y, obtém-se:
Y= p p R R − x X , sendo a ordenada na origem e (- x ) o declive. py py px py

b) Se o preço do bem X diminuiu em 20%, então o seu preço (px1 ) passa a ser de 16 u.m.:
Px1 =...
tracking img