TEORIA COMPORTAMENTALISTA

1849 palavras 8 páginas
A Teoria Comportamentalista da Educação
Segundo essa concepção a aprendizagem ocorre através de contingências, surgimentos ao acaso, de estímulos e respostas dos organismos, onde o comportamento é observado como uma resposta as experiências (estímulos, ações) que pode ser preconcebido. Nesse sentido para os teóricos dessa linha de pensamento o meio em que as pessoas vivem exerce influência sobre o comportamento, no qual tanto animais quanto seres humanos aprendem sobre o mundo de forma semelhante reagindo às situações e características ambientais, que podem ser-lhes favoráveis ou não. Dessa forma, os behavioristas tentam identificar através das condições ambientais se um determinado comportamento vai ou não se repetir.
Os principais teóricos behavioristas são: John Broadus Watson, Ivan Pavlov, B.F. Skinner e
Albert Brandura.
John Broadus Watson (1878-1958) nasceu na Carolina do sul, é considerado o primeiro e mais sistemático dos behavioristas. Ele afirma em um de seus postulados que existe uma resposta imediata para qualquer tipo de estímulo, do mesmo modo para qualquer resposta existe um estímulo. A partir desse e de outros postulados ele aplicou as teorias de estímulo e respostas em crianças pequenas, tentando determinar tipos e diversidades de comportamentos congênitos, que pudessem ser identificados e supostamente herdados. Além disso, este fez estudos sobre o condicionamento pelo medo (condicionamento clássico) e a sua eliminação.
A relação do behaviorismo com a educação consiste na modificação do comportamento tanto do professor como do aluno melhorando a aprendizagem. Watson era categórico ao considerar que a transformação do indivíduo por meio da educação era possível.
"Deem-me uma dúzia de crianças sadias, bem constituídas e a espécie de mundo que preciso para as educar, e eu garanto que, tomando qualquer uma delas, ao acaso, prepará-la-eí para se tornar um especialista que eu selecione: um médico, um comerciante, um advogado e,

Relacionados