TEORIA COMPORTAMENTAL

Páginas: 15 (3531 palavras) Publicado: 5 de maio de 2014
TEORIA COMPORTAMENTAL

A abordagem comportamental é caracterizada por ser decorrência da teoria das Relações Humanas. Assim sua ênfase ainda se encontra no comportamento humano, porém leva em consideração o contexto organizacional, de forma mais ampla, abrangendo a influência desse comportamento na organização como um todo e as perspectivas das pessoas diante das organizações. Essa abordagem sedesenvolveu por volta de 1950, nos Estados Unidos, trazendo novos conceitos e variáveis para a teoria administrativa, principalmente devido ao desenvolvimento das ciências comportamentais e da Psicologia organizacional.
Fundamenta-se no comportamento individual das pessoas, usando estudo da motivação humana, a teoria comportamental explica o comportamento organizacional onde os autores entendemque para melhorar a qualidade de vida dentro das organizações, o administrador precisa conhecer as necessidades humanas, compreendendo lhes o comportamento e usando-lhes a motivação.
O surgimento de ideias e conclusões que trazem uma nova perspectiva do homem, foi de extrema importância para a formação da Teoria Comportamental. O homem passa a ser visto como um animal dotado de necessidades quevão além do objetivo apenas financeiro, possuindo necessidades que vão além do objetivo apenas financeiro. Passa a ser visto também como um animal dotado de sistema psíquico, ou seja, possui a capacidade de organizações de suas próprias percepções frente ao ambiente como um todo. O homem passa a ser interpretado como um ser passivo de aprender e mudar suas atitudes. Seu comportamento é orientado porobjetivos, podendo cooperar com os outros indivíduos, quando for importante para o alcance dos objetivos e esforço coletivo, ou ainda pode competir com os outros, quando ocorre um a disputa (Chiavenato, 2003).
Características:
- A ênfase nas pessoas;
- Preocupação com o comportamento organizacional (processo de trabalho)
- Estudo do comportamento humano (motivação humana - teoria de Maslow)A ORIGEM DA TEORIA COMPORTAMENTAL
Acredita-se que iniciou-se em 1947 com Hebert Alexander Simom, com o livro: O Comportamento Administrativo. Porém outros autores foram importantes, a maioria deles preocupados com o tratamento de problemas ligados a eficiência, buscando novas variáveis, como motivação, tensão e necessidade individuais para a solução deles.
Trataremos de três autores quecontribuíram para o estudo da Teoria Comportamenta:
• Abraham Maslow;
• Frederick Herzberg.
• Douglas Mc Gregor;

A HIERARQUIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW
Conhecido pelo desenvolvimento da Teoria da Motivação Humana, Abraham Maslow foi um psicólogo comportamental, membro da Humam Relations School, da década de 50. Maslow nasceu em Brooklyn, doutorou-se na Universidade de Columbia, onde tambémtrabalhou no departamento de investigações. No jardim Zoologico de Bronx, estudou os comportamentos dos primatas e entre 1945 e 1947, foi diretor geral da Maslow Cooperage Corporation. Em 1951, lecionou psicologia na Universidade de Bandeis.





Maslow sugeriu que muito do comportamento do ser humano pode ser explicado pelas suas necessidades e desejos. Qundo uma necessidade em particular setorna ativa ela pode ser considerada um estimulo á ação e uma impulssionadora das atividades do individuo. Essa necessidade determina o que passa a ser importante para o individuo e molda o seu comportamento como tal. Na teoria de Maslow portanto, as necessidades se constituem em fontes de motivação.
O comportamento motivado pode ser encarado como uma ação que o individuo se obriga a tomar paraaliviar a atenção (agradavel ou desagradavel) gerada pela presença da necessidade ou desejo. A ação é intencionalista voltada para um objeto ou objetivo que aliviará a tensão anterior.
Sobre comportamento motivado por analogia, poderia ser utilizada para entendermos um pouco melhor os clientes das organizações. Poderiamos dizer que o ato de comprar um produto ou serviço é motivado por uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria comportamental
  • Teoria comportamental
  • teoria comportamental
  • Teoria comportamental
  • Teoria comportamental
  • Teoria comportamental
  • Teoria comportamental
  • Teoria comportamental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!