Teoria comportamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4785 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria Comportamental

A teoria comportamental, ou teoria Behavista da Administração, continua dando ênfase às pessoas, mas passa a se basear em métodos científicos e objetivos para estudar o comportamento organizacional. Ela surge como uma redefinição total de conceitos administrativos ao criticar teorias anteriores, redimensionando abordagens, ampliando seu conteúdo e diversificando suanatureza.
Surgida em 1947, nos Estados Unidos, tem como origem:
* Oposição da Teoria das Relações Humanas em relação à Teoria Clássica. A Teoria comportamental passou a apresentar uma nova tentativa de síntese da teoria da organização formal como o enfoque das relações humanas.
* Desdobramento da Teoria das Relações Humanas. Apesar da crítica severa a esta teoria, utiliza-se de seusconceitos fundamentais como ponto de partida ou referencia, reformulando-os profundamente, rejeitando suas concepções ingênuas e românticas.
* Crítica à Teoria Clássica. Muitas vezes apresenta uma antítese à teoria da organização formal, os princípios gerais da administração, ao conceito de autoridade formal e à disposição rígida e mecanicista dos autores clássicos
Segundo Chiavero, para explicar ocomportamento organizacional, a Teoria Comportamental fundamenta-se no comportamento individual das pessoas, o qual, por sua vez, remete ao estudo da motivação humana. A motivação humana é, portanto, um dos temas fundamentais desta teoria.
Para os Behavioristas, o administrador deve utilizar a motivação humana como ferramenta pra melhorar o ambiente organizacional e permitir o funcionamentoadequado da empresa. Dentre as principais teorias de motivação que surgiram com a Teoria Comportamental podemos destacar:

Teoria da Hierarquia das Necessidades – Maslow

A mais conhecida teoria da motivação prega que as necessidades humanas estão dispostas em níveis, como numa pirâmide, e que à medida que o nível de necessidade é satisfeito, o outro nível passa a ser dominante. Portanto, éimportante entender em qual nível da hierarquia uma pessoa está a fim de poder identificar o que será capaz de motivá-la adequadamente.

Teoria dos dois fatores. – Herzberg

Para Herzberg, existem dois fatores que orientam o comportamento das pessoas:

Para McGregor, existem dois tipos distintos de pessoas, que levam a dois estilos contrários e opostos de administrar: de um lado, o que elechamou de Teoria X e do outro a Teoria Y.

Segundo Chiavenato, a Teoria Comportamental concebe a organização como um sistema de decisões onde cada pessoa, de todas as áreas da organização, participa conscientemente, escolhendo e tomando decisões individuais a respeito de alternativas mais ou menos racionais de comportamento. A teoria das decisões nasceu com Herbert Simon e leva ao conceito de homemadministrativo que, dentro de uma racionalidade limitada pela escassez de informação, busca soluções satisfatórias.
Outro tema bastante analisado pelos behavioristas é o conflito entre os objetivos organizacionais e os individuais. À medida que as organizações pressionam para alcançar seus objetivos, eles privam os indivíduos da satisfação de seus objetivos pessoais, e vice-versa. Ainterdependência entre as necessidades do indivíduo e as organizações é imensa pois a vida e objetivos de ambos são, inseparavelmente, entrelaçados. Cabe a administração permitir que ambas as partes contribuam mutuamente para o alcance dos seus respectivos objetivos. Esta reciprocidade entre indivíduos e organização e suas elações de intercâmbio resulta num dos temas preferidos behavioristas chamados deComportamento Organizacional.
Críticas à Teoria Comportamental. Apesar de sua inegável contribuição à TGA, dando novos rumos e dimensões e enriquecendo seu conteúdo, a grande crítica à teoria Comportamental está no fato de preocupar-se mais em explicar e descrever características do comportamento do que em construir modelos e princípios de aplicação prática. Nisto reside a relativa dificuldade de...
tracking img