Teoria comportamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (558 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TERAPIA COMPORTAMENTAL

A terapia cognitivo comportamental é um termo genérico para os métodos de tratamento que utilizam técnicas de modificação do comportamento, mas que também incorporamprocedimentos destinados a mudar comportamentos inadaptativas.
Tais comportamentos são modos adquiridos de enfrentar o estresse que originam respostas inadequadas, para substituir essasrespostas de inadaptação, podemos fazer usos de técnicas desenvolvidas na pesquisa experimental sobre aprendizagem que auxiliam na elaboração de respostas mais adequadas a essas situações.Inicialmente, os terapeutas do comportamento não levavam em conta a importância da cognição, preferindo uma estrita abordagem de estímulos e respostas.
Entretanto, em respostas às evidencias de que fatorescognitivos – pensamentos, expectativas e interpretação dos eventos. São determinantes importantes do comportamento, inclusive muitos terapeutas comportamentais agora incorporam cognições em suasabordagens á terapia. ( Bandura, 1986 ).
Enquanto a psicanálise se atém à compreensão de como os conflitos anteriores do individuo influenciam o comportamento, a terapia comportamental se concentramais diretamente no próprio comportamento.
Os terapeutas comportamentais assinalam que embora a obtenção de insights seja uma meta valiosa, ela não garante mudança comportamental. Muitas vezescompreendemos por que agimos de determinada maneira em uma determinada situação, mas somos incapazes de mudar nosso comportamento.
No tratamento cognitivo comportamental o primeiro passo édefinir o problema de maneira clara e subdividi-lo em um conjunto de metas terapêuticas especificas, definindo os comportamentos a serem alterados, a terapeuta e a cliente elaboram juntas um programa detratamento, escolhendo as técnicas mais apropriadas para aquele problema.
O componente comportamental do tratamento inicia quando o terapeuta incentiva o cliente a formular modos alternativos...
tracking img