Teoria comportamental da adm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3348 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
Introdução....................................................................................3
Conceito.......................................................................................4
Origens........................................................................................5
A motivação Humana..................................................................5
Teoria daHierarquia das Necessidades de Maslow...............6
Teoria dos Dois Fatores de Herzberg........................................7
Abordagem de McClelland ........................................................9
Estilos Administrativos ...............................................................10
Processo Decisorial....................................................................15Comportamento Organizacional................................................16
Conclusão...................................................................................17
Bibliografia..................................................................................18

Introdução
O trabalho tem como finalidade fazer-nos conhecer a Teoria compotamentalista da Admistração da melhor maneirapossível, para assim conceguir apresentá-la de modo claro aos outros alunos na sala.
Temos como objetivo apresentar as características da Teoria Comportamental, bem como suas origens e idéias principais desta escola.
Torna-se fundamental o conhecimento e o estudo do comportamento humano em relação ao trabalho, motivação, reconhecimento e relacionamentos em equipes, para assim compreendermos ocomportamento dos indivíduos dentro das empresas, incluindo as influências e o que dizem os grandes pensadores da administração, que tratam do comportamento humano.

Conceito
A abordagem comportamental da ciência administrativa propõe o abandono de posições normativas e descritivas e a adoção de uma posição humanística e descritiva, mantida, portanto, a ênfase nas pessoas.
Esta abordagemdiferencia-se da apresentada por Jonh B. Watson, que trabalhou o enfoque individual através da realização de experimentos em laboratório, analisando:
* Aprendizagem
* Estímulo e reações
* Hábitos, etc.
O método de Watson evoluiu para a análise comportamental de grupos, utilizada por Kurt Lewin na chamada Psicologia Social ( Teoria das Relações Humanas ) e a seguir para a PsicologiaOrganizacional em um sentido amplo, ainda que não desconsiderando os pequenos grupos sociais. 
Desta forma, a Psicologia Organizacional contribuiu decisivamente para o surgimento de uma teoria administrativa mais democrática e humanística, a Teoria Comportamental da Administração.
O maior expoente behaviorista foi Herbert Alexander Simon ( prêmio nobel de economia - 1978 ), seguido por: 
* ChesterBarnard * Douglas McGregor | * Rensis Liker * Chris Argyris |
No campo da Motivação Humana, destacaram-se, principalmente:
* Abraham Maslow
* Frederik Herzberg
* David McClelland
Origens
Os defensores do behaviorismo atacavam duramente a Teoria Clássica, em função de seu excessivo mecanicismo, argumentando que o homem deveria pensar e criar mais.
Os seguidores de Simontambém criticavam a Teoria das Relações Humanas, pela sua ingenuidade, sugerindo que a liberdade fosse complementada com mais responsabilidade.
Quanto à teoria burocrática, os comportamentalistas discordavam do modelo de máquina adotado como metáfora explicativa da organização.
Em 1947, surge nos EUA, o livro O Comportamento Administrativo, de Simon, alcançando enorme repercução, ao opor-setotalmente à Teoria Clássica, aceitando alguns princípios da Teoria das Relações Humanas. O livro também encaminha o surgimento da Teoria da Decisão.
Sendo assim, pode-se dizer que o behaviorismo reescalona as abordagens anteriores, incrementando-as e diversificando-as largamente.
A motivação Humana
Comportamentos como a passividade ou a recusa de responsabilidade são sintomas de uma doença...
tracking img