Teoria classica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
No Despontar do século XX, dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos pioneiros a respeito da Administração. Um era americano, Frederick Winslow Taylor, e veio a desenvolver a chamada Escola da Administração Científica, preocupada em aumentar a eficiência da indústria por meio, inicialmente, da racionalização do trabalho operário. O outro era europeu, Henri Fayol, e veio a desenvolvera chamada Teoria Clássica, preocupada em aumentar a eficiência da empresa por meio da sua organização e da aplicação de princípios gerais de administração em bases científicas. Sendo assim, podemos desmembrar a chamada Abordagem Clássica da Administração em duas escolas principais:
1. Teoria Clássica da Administração – Fayol.
2. Escola da Administração Científica –Taylor.TEORIA CLASSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Henri Fayol, o fundador da Teoria Clássica da Administração, nasceu em Constantinopla, formou-se engenheiro de minas aos 19 anos e entrou para uma companhia metalúrgica e carbonífera, onde desenvolveu toda a sua carreira. Aos 25 anos foi nomeado gerente das minas e aos 47 assumia a gerência geral da “CompagnieCommantryFourchambaultetDecazeville”, que nomomento se encontrava em situação difícil. Em 1918 transmitiu a empresa ao seu sucessor, dentro de notável estabilidade.
Fayol expôs sua Teoria de Administração em seu famoso livro “AdministrationIndustrielleetGénérale”, publicado em Paris em 1916. Exatamente como Taylor, Fayol empregou seus últimos anos de vida à tarefa de demonstrar que, com previsão científica e métodos adequados de gerência,resultados satisfatórios eram inevitáveis.
Assim como nos Estados Unidos a Taylor Society foi fundada para divulgação e desenvolvimento de sua obra, na França o ensino e o desenvolvimento da obra de Fayol deram motivo à fundação do Centro de Estudos Administrativos.
Sua teoria caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência.Preocupado em aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais da Administração em bases cientificas. Suas ideias constituem as bases da chamada Abordagem Clássicas da Administração. Sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade. Paralelamente aosestudos de Frederick Winslow Taylor, Henri Fayol defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta administração.
As origens da abordagem clássica podem ser definidas em apenas dois fatos genéricos:
1. O crescimento acelerado e desorganizado das empresas, exigindo uma abordagem cientifica e mais apurada dos fatos e dos serviços que pudessem substituir o conhecimentoempírico e improvisado que prevalecia até então.
2. A necessidade de aumentar a eficiência e a competência, buscando obter o melhor rendimento possível dos recursos em decorrência da competição e concorrência que aumentava nesta fase, fazendo com que as empresas produzissem cada vez mais em um menos espaço de tempo para maximizar os lucros de seus proprietários.
Enquanto os métodos de Tayloreram estudados por executivos Europeus, os seguidores da Administração Científica só deixaram de ignorar a obra de Fayol quando a mesma foi publicada nos Estados Unidos. O atraso na difusão generalizada das ideias de Fayol fez com que grandes contribuintes do pensamento administrativo desconhecessem seus princípios. Nos Princípios Básicos de Fayol, foram relacionados 14 princípios básicos:
1.Divisão do trabalho: Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade.
2. Autoridade e responsabilidade: Autoridade é o direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade.
3. Unidade de comando: Um funcionário...
tracking img