Teoria classica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (888 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Teoria Clássica da Administração (ou Fayolismo) , caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência. Também é caracterizadapelo olhar sobre todas as esferas da organização (operacionais e gerenciais), bem como na direção de aplicação do topo para baixo (da gerência para a produção).
Segundo Henry Fayol, “Estesistema repousa sobre uma distinção das funções essenciais da empresa em seis categorias e as funções do administrador em cinco elementos.
Funções da empresa
1. técnicas, relacionadas com a produção debens ou de serviços da empresa
2. comerciais, relacionadas com a compra, venda e permutação
3. financeiras, relacionadas com a procura e gerência de capitais
4. segurança, relacionadas com aproteção e preservação dos bens e das pessoas
5. contábeis, relacionadas com inventários, registros, balanços, custos e estatísticas
6. administrativas, relacionadas com a integração das outras cincofunções, ou seja, as funções administrativas coordenam as demais funções da empresa.
Funções do Administrador
1. Planejar - Estabelece os objetivos da empresa, especificando a formacomo serão alcançados. Parte de uma sondagem do futuro, desenvolvendo um plano de ações para atingir as metas traçadas. É a primeira das funções, já que servirá de base diretora à operacionalização2. Organizar - É a forma de coordenar todos os recursos da empresa, sejam humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma segundo o planejamento estabelecido.
3. Comandar - Faz comque os subordinados executem o que deve ser feito. Pressupõe que as relações hierárquicas estejam claramente definidas, ou seja, que a forma como administradores e subordinados se influenciam estejaexplícita, assim como o grau de participação e colaboração de cada um para a realização dos objetivos definidos.
4. Coordenar/dirigir - A implantação de qualquer planejamento seria inviável sem a...
tracking img