Teoria classica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO: FAYOLISMO
Jule Henry Fayol Nascido em 1841, em Constantinopla França. Conviveu entre as constantes guerras (revolução industrial e a Iguerra mundial). Estudou engenharia de minas, formando-se aos 19 anos. Trabalhou em uma metalúrgica e carbonífera. Foi promovido ao cargo de gerente aos 25 anos, e paradiretor geral em 1888, quando tinha 47 anos. Aposentou-se em 1918. Durante sua aposentadoria obteve êxito ao salvar sua empresa da falência.

ABORDAGEM CLASSICA DAADMINISTRAÇAO

No século XX, precisamente no ano de 1916, na II revolução industrial, onde o cenário industrial apresentava suas distinções e elementos que conspiravam umaimensa diferença de empresas, com tamanhos diferentes, problemas de baixos resultados, desperdícios, insatisfação generalizada entre os trabalhadores, intensa concorrência,alto volume de perdas por decisões mal estabelecidas, levando a uma separação do trabalho entre os que pensam e executam. Esse cenário induziu tanto Taylor quanto Fayol adesenvolverem princípios que motivassem uma profunda mudança na administração da produção, técnicas e métodos quanto a invenção de uma ciência administrativa.
Duranteos anos em que Fayol sugeria suas doutrinas, na França, Taylor havia criado a administração científica, com ênfase nas tarefas e no trabalhador. Perante o enfoque das duasteorias notasse que há um ponto em comum como a procura da eficiência das organizações.
A análise, porém, das tarefas de cada pessoa, na visão Tayloismo dá espaço a umavisão universal e global do Fayloismo, no campo organizacional. Enquanto Taylor partia de cada pessoa, Fayol partia de toda organização e chegava enfim ao indivíduo.
tracking img