Teoria classica - referencial teorico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (948 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS
IFAM – CAMPUS TABATINGA
TÉCNICO SUBSEQUENTE EM ADMINISTRAÇÃO

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

TABATINGA – AM
2012
FRANCISCO LUANRAMIRES DA SILVA

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

Trabalho solicitado para obtenção de nota parcial,
na disciplina de Teoria Geral da Administração , sob a orientação do professor Eltton Carneiro, no Imódulo do Curso Técnico Subsequente em Administração, do IFAM – Campus Tabatinga.

TABATINGA – AM
2012

APRESENTAÇÃO

A Teoria Clássica da Administração tem como principio um sistema autoritário naestrutura organizacional onde o elo principal está no gerenciamento administrativo, buscando a máxima eficiência e produtividade sejam por métodos padronizados, incentivos matérias ou salariais aostrabalhadores, ou seja, caracteriza-se pelo olhar sobre todas as esferas organizacionais (operacionais e gerenciais) ou do topo para baixo (da gerencia para produção).
Este método que foi descrito edefendido pelo Frances Henri Fayol na década de 1910.

Teoria Clássica da Administração

A empresa apresenta um organograma em de formato piramidal, onde são destacados os aspectos: Centralização do poderdecisório; Formato piramidal das funções, ou seja, a administração possui a organização de poder verticalizada e hierarquizada; Quanto mais próximo da base da pirâmide o indivíduo ou setor selocaliza, menos poder de decisão ele possui
As organizações humanas, quaisquer que sejam os seus objetivos, têm muitas características em comum. São quase sempre hierarquizadas na sua estrutura e com feitiopiramidal. O poder e a responsabilidade são geralmente investidos num número de pessoas cada vez menor à medida que se progride da base para o topo. (MARAESA & GRACIOLI, 2004, p.02).
Os interessese compromissos da empresa sempre são prioridade em relação aos intereses individuais. É valorizada a permanência dos funcionários, pois a rotatividade é prejudicial. A iniciativa particular deve...
tracking img