Teoria classica da administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1948 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Estudo do caso – Jose e a metalúrgica ABC
Este trabalho se refere ao Case dado em sala de aula que ilustra exemplos do “Ciclo Administrativo” no qual podemos analisar suas fases , parte integrante da disciplina (Modelos Administrativos) da Universidade Unisant’anna tendo como orientador o professor Jamil Santos .São Paulo 05/2011




Sumário
Introdução......................................................................................................... 2
1. Estudo de caso – José e a Metalúrgica ABC ................................................ 3
1.1 Questões ..................................................................................................... 4
2. Analise e respostas ....................................................................................... 5
2.1Bibliografiaconsultada.................................................................................. 6
2.2 Conclusão ................................................................................................... 7

1. ESTUDO DE CASO – José e a Metalúrgica ABC

José é um administrador de empresas que atualmente atua como Gerente de Projetos da ABC Metalúrgica Ltda. Esta indústria atua na área defabricação de produtos de ferro e aço (chapas, bobinas, lingotes, etc.). São compostas por um escritório central, duas fábricas e um armazém de produtos acabados. Suas máquinas e equipamentos fabris são bastante novos, com uma tecnologia alemã recentemente lançada em uma feira de negócios em 1998. Conta atualmente com 680 funcionários, divididos em vários níveis hierárquicos. Numa visão bastantesimplista, poderíamos separar os funcionários em três grandes grupos: técnicos, administrativos e diretivos. Também se destacam os seus sistemas de informações, com hardware e software recentemente implantados nos departamentos administrativos.
Nos últimos anos, a empresa viveu um período de evolução nunca antes visto. Ampliação da capacidade produtiva, lançamento de novos produtos, aquisição de umaex-concorrente de menor porte, aumento da fatia de mercado (market share), início das exportações, além da ampliação da carteira de clientes nacionais. Com isso os trabalhadores da ABC sentem-se cada vez mais envolvidos e motivados para atingir os objetivos audaciosos da empresa. Entre eles, destaca-se a construção de uma nova planta fabril que deverá estar em produção em menos de três anos. Joséé o elemento central de tal empreendimento que é considerado a “menina dos olhos” dos proprietários e da diretoria da empresa. A produção atual é de 100.000 toneladas/mês. A nova fábrica dobrará essa capacidade de produção, uma vez que as duas já existentes não têm espaço físico para mais ampliações.
José iniciou o projeto sentando à mesa para conversar com os fornecedores de máquinas e serviçosnecessários à construção da nova filial produtora. Também fiz-eram parte dessa equipe alguns funcionários da ABC que eram considerados “elementos chave” para o sucesso desse projeto. Após algumas reuniões, foram delineados os primeiros esboços dos recursos necessários, tempos requeridos, ações a serem tomadas, etc.
Num segundo momento tais apontamentos iniciais foram melhorados com um estudomais aprofundado dos recursos e atividades necessárias. Algumas semanas depois, José empenhou-se bastante em efetivar o plano de trabalho traçado anteriormente. Mas como o projeto era grande, complexo e extenso, decidiu delegar algumas responsabilidades para três subordinados que assumiram a sub-gerência dos pontos principais do projeto. Então, além de José, estes três subgerentes também eram...
tracking img