Teoria classica adm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (331 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Elementos da administração
Segundo Fayol os elementos que compõe a administração são: previsão, organização, comando, coordenação e controle. São eles que compõem as chamadas funções doadministrador; no entanto muitos autores não aceitando esses elementos e seguirem outras definições.
Elementos da administração para Urwick

Para Urwick as funções do administrador são sete: investigação,previsão, planejamento, organização, coordenação, comando e controle. No fundo ele apenas desdobrou a previsão de Fayol. Para ele esses elementos a base da boa organização, uma vez que a empresa dedesenvolve em torno de sua organização.
Elementos da administração para Gulick

Um dos autores considerados mais eruditos da teoria clássica Luther Gulick propõe sete elementos de administração:planejamento: o que deve ser feito para atingir os objetivos da empresa, organização: estabelecimentos da estrutura formal de autoridade, onde as subdivisões do trabalho são definidas, assessoria: funçãode preparar e treinar o pessoal, direção: funcionar como líder da empresa tendo a tarefa continua de tomar decisões, coordenação: coordenar relações entre as varias partes da empresa, informação:manter informados a equipe de trabalho, orçamento: fiscalização orçamentaria, contabilidade e controle.
Princípios de Administração
Para os autores clássicos é preciso ir além de enunciar os elementosde administração, é necessário estabelecer condições e normas para que as funções do administrador sejam aplicadas e desenvolvidas. Obedecendo as normas e regras dos princípios gerais decomportamento o administrador pode desempenhar as funções de planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar. Fayol sugere 14 princípios, outros autores um pouco menos.
Princípios de Administração paraUrwick

Urwick sugere quatro princípios para de administração: princípio da especialização: para que a função do trabalho seja especializada cada pessoa deve exercer uma só função; princípio de...
tracking img