Teoria cientifica de taylor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1151 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade (6 alunas)
Pontuação: 0,5 pontos

Tema: Administração Científica de Taylor
Fonte: Chiavenato, I. Introdução a Teoria Geral da Administração. Ed. Campus, 2007. (Capítulo, 3)



1. Comente os princípios de administração de Taylor.
Planejamento, Preparo, Controle e Execução adquiri novas responsabilidades, sendo assim também há novas atribuições.
No Planejamentonão haveria mais a improvisação do operário, onde o mesmo abriria espaço para o conhecimento cientifico. Onde há um planejamento e seleção bem elaborada de trabalhadores de acordo com as suas aptidões é onde encontramos o Principio de Preparo. Além de mão-de-obra, prepara também as maquinas e equipamento da produção. Monitorando e certificando que o trabalho esta sendo executado dentro das normasestabelecidas pelas empresas, é aonde o Principio de Controle atua. Já o Principio da Execução é a distribuição das atividades e responsabilidades para a execução mais disciplinada.


2. Em que aspectos a análise do trabalho e o estudo dos tempos e movimentos serviram de base para o trabalho de Taylor?
Descartar esforço humano. Adaptação dos trabalhadores nas suas tarefas. Preparar etreinar os operários para que se responsabilizem pelos seus trabalhos. As normas deveriam ser detalhadas para atuação no trabalho.


3. Explique o que é eficiência.
É a palavra usada para indicar que a organização utiliza produtivamente ou de maneira econômica, seus recursos.


4. O que é divisão do trabalho e especialização do operário?
A idéia desta divisão eespecialização era para que o operário realizasse apenas uma atividade dentro da organização e isso lhe limitava. A desvantagem era que o trabalhador não poderia colocar em pratica seus outros conhecimentos portanto a execução repetitiva era durante todo o horário de trabalho. A intenção era de que a eficiência aumentava a especialização.


5. O que é desenho de cargos e de tarefas para aAdministração Científica?
Neste conceito o Taylor foi pioneiro e ele diz que a Tarefa seria qualquer atividade executada por uma pessoa dentro da organização. Já o Cargo é um conjunto de tarefas executadas simultaneamente enquanto trabalha. Especificar seu conteúdo é Desenhar um Cargo, o modo de realizar as atividades e as relações com os outros cargos existentes.


6. Explique o conceito dehomo economicus.
Segundo Taylor toda pessoa é influenciada por aumentos salariais, econômicos e materiais. O homem procura a realização no trabalho não porque gosta, mas sim para manter seu meio de vida através do que ira lhe ser proporcionado. A motivação para trabalhar se torna primordial para não lhe faltar dinheiro e receio de não passar por necessidade. Existia uma outra visão do HOMEMECONOMICO que era folgado, mesquinho e preguiçoso, devendo assim ser controlado por meio de trabalho forçado.






7. Qual a influência das condições de trabalho para a Administração Científica?
Dizia Taylor que não era somente o incentivo salarial ou a forma mais simples de trabalho, era a diminuição da fadiga e o bem-estar do operário. Dentro da Administração Cientifica foipercebido que as condições de trabalho era um meio importante para que o trabalhador realizasse sua atividade dentro de um padrão desejado pela colaboração aonde aumentaria sua eficiência. O ambiente de trabalho mais propicio se tornou mais confortável, não para agradar ou porque mereciam, mas sim para continuar adquirindo a eficiência do trabalhador.


8. O que é padronização?
Alinharos métodos e processos rotineiros, maquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos de trabalho.


9. O que é supervisão funcional?
É necessário que o operário seja acompanhado pelo seu superior e não por uma centralização da autoridade, devido a isto Taylor passou a chamar Supervisão Funcional que é a existência de vários supervisores cada um em sua determinada área e que sua...
tracking img