Teoria cibernetica e sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (772 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria Cibernética e Sistemas
________________________________________________________________________
O biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy elaborou por volta da década de 50 uma teoriainterdisciplinar capaz de transcender aos problemas exclusivos de cada ciência e proporcionar princípios gerais e modelos gerais para todas as ciências envolvidas, de modo que as descobertas efetuadas em cadaciência pudessem ser utilizadas pelas demais. Essa teoria interdisciplinar – denominada Teoria Geral dos Sistemas – demonstra o isomorfismo das várias ciências, permitindo maior aproximação entre assuas fronteiras e o preenchimento dos espaços vazios entre elas. Essa teoria é essencialmente totalizante: os sistemas não podem ser plenamente compreendidos apenas pela análise separada e exclusivade cada uma de suas partes. Ela se baseia na compreensão da dependência recíproca de todas as disciplinas e da necessidade de sua integração. Assim, os diversos ramos do conhecimento – até entãoestranhos uns aos outros pela intensa especialização e isolamento consequente – passaram a tratar seus objetivos de estudos como sistemas. Dentre eles está a Administração.
Teoria Cibernética________________________________________________________________________
A Cibernética surgiu com o intuito de estabelecer relações entre as diversas ciências, preenchendo espaços vazios ainda não pesquisados epara permitir que cada ciência utilize todos os conhecimentos utilizados pelas outras.
Origens
________________________________________________________________________
1. O movimento foi iniciadopor Norbet Wiener em 1943.
2. Os primeiros estudos sobre cálculos de variação matemática.
3. Os estudos sobre informação e comunicação - principalmente a partir da primeira guerra mundial onde sepercebe que a falta de comunicação entre as partes conflitantes, apesar das informações copiosas, foi a causa da terrível catástrofe. Como decorrência a informação passou a ser motivo de atenção do...
tracking img