Teoria celular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2495 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE

Índice…………………………………………………………………………….........1
Integrantes………………………………………………………………………….. ..2
Introdução………………………………………………………………………….….3
Desenvolvimento……………………………………………………………………4-8
Conclusão……………………………………………………………………….…… 9
Bibliografia…………………………………………………………………………..10

Integrantes

1-José Pedro Gonga Sampaio.
2-José Mateus B. Cafumanessa.
3-Elisa Francisco Manuel.
4-ElsaJoão Fernando Soneca.
5-Ezabel Domingos G. Massoxi.
6-Ofelia Inácio Sebastião.
7-Gualtina Rosa Neves Sebastião .
8-Dilores Beatriz Pedro Torres.
9-Eva Fernando J. Pascoal.
10-
11-
12-
13-
14-

INTRODUÇÃO
A descoberta da célula é creditada a Robert Hooke. Em 1665, Hooke estava examinando amostras de cortiça, quando ele notou que ela parecia ser feita de estruturas porosas muitopequenas, não muito diferentes de favos de mel. A descoberta desses poros, que ele chamou de células, incentivou os cientistas a desvendarem as funções que elas desempenhavam. Em 1839, dois cientistas chamados Theodor Schwann e Matthias Jakob Schleiden propuseram que todos os seres vivos eram feitos de células e que elas eram os blocos básicos construtores da vida. Continuando o trabalho de Schwann eSchleiden, Rudolf Virchow postulou que todas as células eram geradas por células pré-existentes. A teoria celular clássica foi aceita em 1858.
A teoria celular afirma que todos os seres vivos são constituídos por células e produtos resultantes das atividades celulares. Portanto, a célula representa a unidade estrutural e funcional dos seres vivos, da mesma forma que o átomo é a unidade fundamentaldos compostos químicos. Salvo raras exceções a célula realiza um ciclo no qual se alternam duas grandes fases: interfase e mitose. A interfase representa a fase de atividade funcional da célula, enquanto a mitose corresponde à fase de multiplicação. Durante a interfase, em função de sua estrutura, a célula é classificada em eucariótica e procariótica.
Na célula eucariótica existem trêscomponentes básicos: membrana, citoplasma e núcleo.Na célula procariota não existe um núcleo, sendo o mesmo substituído por um equivalente nuclear chamado nucleoide. Os vírus escapam a essa classificação por não apresentarem estrutura celular. Proposta em meados do século XIX pelo botânico alemão Mathias Jakob Schleiden e pelo zoólogo também alemão Theodor Schwann, a Teoria Celular  estabeleceque a célula é a unidade fundamental da vida, sendo assim, que tudo o que se considera vivo é composto e estruturado por células, seja por trilhões delas ou por uma apenas.

DESENVOLVIMENTO
“A célula é a unidade de reprodução e transmissão das características hereditárias.”: todos os caracteres genéticos são transmitidos de uma célula para outra no processo de reprodução. A célula foidescoberta em 1.669, pelo cientista inglês  Robert Hooke, ao observar um pedaço de cortiça num microscópio de duas lentes. Hooke conseguiu visualizar pequenas cavidades na cortiça, nomeando tais cavidades de células, o que, na realidade, eram uma espécie de “esqueleto das células”, uma vez que cortiças são formadas por células mortas.
Em 1673, o microscopista Antonie von Leeuwenhoeckobservou as primeiras células animais: os glóbulos vermelhos do sangue. De início, os glóbulos vermelhos não foram considerados como células, uma vez que, para Leeuwenhoeck, essas células pareciam deficientes de compartimentos básicos. Além disso, não existia sequer a hipótese de que os tecidos fossem estruturados totalmente por células.
Leeuwenhoeck também estudou cuidadosamente o núcleocelular, o que contribuiu significativamente para o entendimento do papel da célula nos seres vivos. Com isso, foi descoberto, o núcleo. E que todas as células, exceto das hemácias, são dotadas de núcleo.
Somente um século e meio após da descoberta da célula é que a Teoria Celular foi lançada. Antes disso, vários cientistas já se ocupavam de compreender a estrutura e o funcionamento da...
tracking img