Teoria burocratica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria da Burocracia
Uma das primeiras aplicações do termo burocracia data do século XVIII, onde o termo era carregado de forte conotação negativa, designado aspectos de poder dos funcionários deuma administração estatal aos quais eram contribuídas funções especializadas, sob uma monarquia absoluta.
Chamamos de burocracia o exagero das normas e regulamentos, a ineficiência administrativa, odesperdício de recursos.
A Teoria da Burocracia desenvolveu-se dentro da administração ao redor dos anos 1940. Considerado o fundador da Teoria da Burocracia Max Weber , baseado em princípiosprotestantes definiu a burocracia não como um sistema social, mas como um tipo de poder suficiente para a funcionalidade eficaz das estruturas organizacionais, sejam estas pertencentes ao governo ou dedomínio econômico privado. A característica principal a burocracia reside na racionalidade do ponto de vista das atividades desempenhadas na organização.
Weber concebeu a teoria da Burocracia comoalgo que tornasse a organização eficiente e eficaz garantindo com ela rapidez; redução de atritos , discriminações e subjetividades internas, padronização da liderança ‘decisões iguais em situaçõesiguais’ e mais importante o alcance dos objetivos. Detalha pormenorizadamente como as coisas deverão ser feitas, prevê detalhes do funcionamento organizacional.
Com caráter racional e sistemáticadivisão de trabalho, Impessoalidade nas relações humanas, considerando os indivíduos apenas em função de cargos e funções que exercem na organização, determinação de procedimentos e rotinas,profissionais caracterizam-se pela especialização técnica pela remuneração condizente com o cargo. Exagerado apego as regras, normas e regulamentos, transformando-os de ‘meios’ em ‘fins’.
As causas dasdisfunções da burocracia residem basicamente no fato de que a burocracia não leva em conta a chamada organização informal que existe fatalmente em qualquer tipo de organização, nem se preocupa com a...
tracking img