Teoria betty newman

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7680 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A TEORIA BETTY NEUMAN E AS RELAÇÕES EDUCAÇÃO-SAÚDE-TRABALHO
Trazendo da Enfermagem uma base conceitual que considero adequada para uma nova versão de assistência de saúde ao trabalhador e, também, porque a considero uma alternativa, trago para análise a proposta de Betty Neuman. Como essa autora, acredito que o homem é um ser total e que na relação entre a saúde-trabalho-educação háinterferência de fatores extra, inter e intrapessoais, significando uma necesidade de clarear o relacionamento desses fatores que afetam o indivíduo, ou seja, este modelo de cuidado de saúde tem intenção de representar que nós estamos sujeitos ao impacto nocivo ou benéfico de estressores e cada estressor é diferente em seu potencial de perturbar o equilíbrio de um indivíduo. Que respostas damos a essesestressores?
Partindo desse pressuposto, a escolha recaiu, pois, em NEUMAN, que considera o homem e o seu ambiente como fenômeno básico, um foco unificante para abordar a pessoa total. Seu modelo tem algumas semelhanças com a teoria de GESTALT, quando entende que "cada um de nós é rodeado por um campo perceptual que está num equilíbrio dinâmico".
Porém, para NEUMAN, a pessoa total tem todas as partesinterrelacionadas e interdependentes. A ocorrência de situações de enfrentamentos (stress), provoca automaticamente reações orgânicas com efeitos simultâneos fisiológicos, psicológicos, sócio-culturais e até mesmo ambientais.
O homem é capaz de receber, através de seu sistema pessoal, intervenções de origem extrapessoais e interpessoais. Ele interage com o meio ambiente ajustando-se a esse porsi mesmo. O Modelo multidimensional, que considera a pessoa total, por lógica, busca atentar para todas as variáveis que afetam um indivíduo numa hierarquia que define prioridades de necessidades, em qualquer tempo e espaço.
Esse marco é relativamente novo e pouco testado nas atividades do trabalho em nosso País, porém, pode muito bem provar ser um sistema confiável, visto que unifica váriasteorias relacionadas com a saúde e pode ser perfeitamente adaptável à saúde ocupacional, a qual se estrutura como um sistema complexo, organizado, em que todos os elementos (homem-máquina-produção) estão em interação. Esse modelo é construído sobre a teoria dos sistemas, estabelece uma estrutura que descreve as partes do sujeito e sua interrelação para a totalidade do homem como um sistema completo.Para NEUMAN (1989:38) a condição na qual todas as partes e subpartes do homem estão em harmonia com o sistema total é o bem-estar, requerendo trocas de energias para manter a integridade do sistema. Esta totalidade é baseada no interrelacionamento das variáveis, a qual determina o grau de resistência que uma pessoa tem em qualquer situação de enfrentamento. É oportuno, reafirmar que em suatotalidade o homem é único e para tanto com características individuais, porém, é um sistema aberto em interface total com o ambiente.
O modelo de NEUMAN consiste na concepção de uma estrutura básica de recursos de energia , que são todas as variáveis de sobrevivência comum ao homem, assim como as suas características individuais.
Explicando, o modelo é composto essencialmente por dois elementos: oestresse e a reação a ele, somados às variáveis de tempo e\ou ocorrências, condições presentes e\ou passadas do indivíduo, natureza e intensidade do estressor e a quantia de energia requerida pelo organismo para adaptar-se às situações.
O indívíduo é envolto, figuradamente, por círculos concêntricos que ela denomina de linhas. A primeira delas a linha normal de defesa, que é concebido como umnível de saúde desenvolvido e adaptado através do tempo e considerado normal para um indivíduo em particular ou um sistema. É normal no sentido de ser o padrão próprio ao homem em seu sentido genérico. A seguinte, sobre esta, é a linha flexível de defesa, um mecanismo protetor que rodeia e protege a linha normal da entrada de qualquer "invasor". Ressalta-se que, quanto maior a expansividade...
tracking img