Teoria ambientalista de florence nigthingale

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1773 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA AMBIENTALISTA DE FLORENCE NIGTHINGALE



Nascida no dia 12 de maio de 1820 em Florença, Itália, Florence Nightingale é considerada a fundadora da Enfermagem moderna em todo o mundo, obtendo projeção maior a partir da sua participação na Guerra da Criméia, em 1854. Filha de pais ingleses, Florence, teve uma educação aristocrática que lhe permitiu ter acesso a vários idiomas, àmatemática, religião e filosofia.
O interesse de Nightingale por matemática foi tão grande que antes de ser enfermeira, ela passou um tempo dando aula para crianças sobre aritmética, geometria e álgebra. Outro fator que contribuiu para sua formação foi a religião, onde sua visão não dogmática, pouco comum no seu tempo, foi fruto da educação liberal que ela teve em casa.
Florence desenvolveu uminteresse por assuntos sociais fora do seu tempo, e até então, as únicas tarefas de enfermagem que ela tinha feito era cuidar de amigos e parentes doentes. Durante esta época a enfermagem não era tida como uma profissão apropriada para uma moça bem educada. As enfermeiras desta época além de não ter treinamento, tinham a reputação de serem vulgares, ignorantes e dadas a promiscuidade e bebedeiras.Porem, enquanto fazia uma viagem pela Europa e Egito surgiu a oportunidade de estudar os diferentes sistemas hospitalares. A partir de então, Florence iniciou um treinamento como enfermeira do Instituto São Vicente de Paula em Alexandria, Egito, que era um hospital da igreja Católica Romana, e visitou também o Hospital Pastor Theodor Flidner em Kaiserwerth, Alemanha, tendo o auge da sua açãocomo enfermeira na Guerra da Criméia, quando usando uma prática de enfermagem voltada para a qualidade do ambiente diminuiu a taxa de mortalidade dos soldados feridos de 42 por cento para 22 por mil.
Devido seu nível cultural ser bastante apurado, Nightingale possuía inteligência incomum, tenacidade de propósitos, determinação e perseverança - o que lhe permitiu dialogar com políticos e oficiaisdo exército, fazendo prevalecer suas ideias durante a Guerra da Criméia. Com isso, o trabalho que realizara durante a guerra teve um impacto muito maior do que simplesmente a ação de reorganizar a enfermagem e salvar vidas. Ela quebrara o preconceito que existia em torno da participação da mulher no exército e transformara a visão da sociedade em relação à enfermagem e ao estabelecimento de umaocupação útil para a mulher.
Para Nightingale, a arte da enfermagem consistia em cuidar tanto dos seres humanos sadios como dos doentes, entendendo como ações interligadas da enfermagem, a tríade cuidar-educar-pesquisar. As crenças de Florence acerca da enfermagem se transformaram em um modelo a ser seguido pelas moças da época que se inspiraram na dedicação dela para também desenvolverem ocuidado a doentes.
A visão de Florence objetivava priorizar o fornecimento de um ambiente estimulador do desenvolvimento da saúde para o paciente. Ela acreditava que isso faria um diferencial na recuperação dos doentes, e são esses preceitos que sustentam a Teoria Ambientalista.
Florence então passa a adotar conceitos que definem o que envolve a questão do ambiente, sendo esses vistos comocomponentes físico, social e psicológico os quais precisam ser entendidos como inter-relacionados, e não partes distintas, separadas. O ambiente é visto como todas as condições e influências externas que influenciam a vida e o desenvolvimento de um organismo, sendo capaz de prevenir, suprimir ou contribuir para a doença ou a morte.
Os diversos trabalhos escritos de Florence falam acerca doprovimento de fatores como ventilação, ar e água limpos, limpeza e calor, de modo que o processo de reparação, instituído pela natureza, não seja impedido. Sendo assim, auxiliar os pacientes para que mantenham suas capacidades vitais, satisfazendo suas necessidades, é tido como meta da enfermagem; portanto, de acordo com Florence, a enfermagem é uma prática não curativa, na qual o paciente é...
tracking img