Teoria administrativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
0. INTRODUÇÃO

No âmbito da disciplina de Princípios de Administração, leccionada no quarto ano da licenciatura em Enfermagem do Instituto Superior de Saúde do Alto Ave, foi-nos proposto pelo docente Almerindo Domingues, a realização de um trabalho escrito, cuja temática é “Teoria Estruturalista”.
Este trabalho encontra-se estruturado em quatro partes: introdução, desenvolvimento, conclusãoe bibliografia. Sendo que o desenvolvimento, se encontra subdividido em três capítulos, abordando o primeiro, a visão histórica da administração, no qual é referida a evolução da administração ao longo de três eras distintas: era industrial clássica, era industrial neoclássica e era da informação. No segundo capítulo descrevemos os percursores da Teoria Estruturalista, sendo eles, a teoriaclássica, a teoria das relações humanas e a teoria burocrática; o terceiro capítulo explica a origem, o fundamento, a ênfase e as características da Teoria Estruturalista, bem como a sua aplicação actual à Enfermagem, e por último, a reflexão do grupo acerca da Teoria Estruturalista.

Este trabalho para além de ser um objectivo da unidade curricular serve também como instrumento de avaliação,proporcionando um aprofundamento e enriquecimento dos nossos conhecimentos, nomeadamente sobre as teorias administrativas, contribuindo para um melhor desempenho para a futura prática profissional.
A metodologia utilizada na realização deste trabalho é descritiva, na terceira pessoa do singular e reflexiva tendo como fonte a pesquisa bibliográfica.







1. VISÃO HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃOA teoria administrativa tem pouco mais de cem anos. Os sumérios, por exemplo, já utilizavam registos escritos a respeito das suas actividades comerciais e governamentais.
No séc. XVIII, a Revolução Industrial mudou profundamente a configuração do mundo, na medida em que, houve a substituição das oficinas artesanais pelas fábricas e a transferência do centro de negócios da agricultura para aindústria. Assim, houve a preocupação em criar a teoria administrativa, que surgiu em 1903 por Taylor, que editou o primeiro livro sobre o tema.
O desenvolvimento desta pode ser explicado através de três etapas distintas pelas quais passou o mundo organizacional no decorrer do séc. XX: a era industrial clássica, a era industrial neoclássica e a era da informação.

1.1. ERA INDUSTRIAL CLÁSSICAO início da industrialização deu-se com a revolução industrial. Nesta época ocorreu o distanciamento entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
Apesar das duas guerras mundiais, predominou nesta era, um ambiente empresarial estável, previsível, tranquilo, exigindo uma postura de permanência e de definição das organizações.
A era industrial clássica dominou a primeira metade do séc. XX e“engatou” a primeira marcha no motor das mudanças que haveriam de ocorrer no restante do século. Nessa ocasião, a teoria administrativa lançou as suas bases fundamentais, preocupando-se com os aspectos prescritivos e normativos para se administrar as organizações.
Esta era abarcou três abordagens tradicionais de administração:
• Administração Científica (ênfase nas tarefas ao nível do operário);• Teoria Clássica e Modelo Burocrático (ênfase na estrutura organizacional);
• Teoria das Relações Humanas (ressalta o papel das pessoas nas organizações).
1.2. ERA INDUSTRIAL NEOCLÁSSICA

A era Industrial Neoclássica significou uma etapa de forte transição no mundo dos negócios. O final da 2ª Guerra Mundial liberou as organizações para os seus produtos e serviços originais, e odesenvolvimento tecnológico proporcionou as condições básicas para que as organizações da época produzissem, em enormes escalas de produção, uma variedade de produtos e serviços realmente inovadores.
Esta era predominou na segunda metade do séc. XX , e proporcionou um aumento da mudança, o fim da previsibilidade, a inovação e provocou a substituição dos antigos conceitos prescritivos e normativos por...
tracking img