Teoria Administrativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Teorias Administrativas

Introdução-O renascimento do comércio na Europa Ocidental depois do ano de 1100 e seu efeito perturbador sobre a sociedade feudal é coisa de conhecimento de todos principalmente daqueles que estão ligados à administração e ecomonia.

Com as Grandes Navegações,Descobertas Marítimas surgiu o comércio e o comerciante que se nutriu como um corpo estranho dentro dasociedade feudal.
Circulação crescente de dinheiro através de troca.
Auto-suficiência de economia senhorial.
A presença do comerciante ao mercado.
Troca de produtos excedentes no mercado.

A partir desse momentum conseqüência para a organização da ordem de entrega foram bastante radicais.A receita em dinheiro,bem como os serviços dos servos passaram a ser uma ambição dos senhores edesenvolvem-se em mercado de empréstimo.
A Inglaterra construiu estradas que ligam Londres ao mar,estradas são as artérias pelas quais flui o dinheiro,o solvente mais destruidor do senhor feudal.
Podemos afirmar que somente á partir da Revolução Industrial que as Teorias Administrativas tiveram certo reconhecimento,devido o controle e a necessidade de se produzir em longa escala.
Observou-se que havianecessidade de obedecer a uma metodologia,uma técnica de administração -Administrar é controlar,planejar,organizar,liderar executar.
Acrescentamos que a boa administração é a responsável pelo desenvolvimento tecnológico visto com grandes promessas para o sucesso de uma administração empresarial,seja ela particular,municipal,estadual,e federal (Maurice Doll54)

Desenvolvimento-de acordo com omaterial proposto para o estudo da Teoria de Administração os acontecimentos históricos, sociais,políticos e econômicos é o surgimento do Capitalismo.

Nas cidades continentais (dolb 109) maiores,além dos burgueses propriamente ditos,residiam nelas algumas das antigas famílias aristocráticas,donas da teoria na cidade e suas vizinhanças.Estas representavam um elemento da suceda feudal que continuou aexistir dentro da nova sociedade moderna,retendo ás vezes uma identidade separada,a despeito do acidente da proximidade geográfica,como sucedeu em Florença,absorvida pelas atividades econômicas do corpo do burgo e dominá-la.Todavia em Florença,cerca de 1/3 dos banqueiros e dos grandes mercados exportadores da sociedade aparentemente eram membros dessa nobreza urbana.(Doll 110)
Enquanto noregime da antiga organização artesanal,onde o artesão vendia seus produtos a varejo no mercado da cidade,o Capitalismo poderia ser encarado como os atoche produzir e vender a varejo se separam no espaço e no tempo pela intervenção de um atacadista que adiantava o dinheiro para a compra de artigos com a intenção de mais tarde efetuar uma venda lucrativa.(doll 17)
No Capitalismo as terras eramdivididas em suas áreas conhecidas como ¨feudos¨,cada propriedade feudal tinha um senhor,possuidor de vários feudos,arrendatário e os camponeses, responsáveis em cuidar da terra dos senhores e viviam em extrema miséria.
Dessa maneira,os servos viviam em extrema pobreza.A distância social aumentava diariamente,nunca pensou em igualdade entre o senhor e o servo.O servo trabalhava e o senhor controlava oservo.
Havia também os artesões atirando em pequenas oficinas.Não podemos esquecer que a Igreja Católica foi perseguida por muitos e muitos anos,Conseguiu superar suas dificuldades e constituir-se numa entrada capaz de acomodar o mundo espiritual e temporal.Foi a maior proprietária de terra no período feudal,pois recebia muitas doações de terras.
De perseguida passou a ser elemento dinâmico eprogressista,dinamizando ensino,ajudando os pobres,crianças,construindo hospitais para os doentes...Adotou um padrão de hierarquia,disciplina descentralização de atividades e centralização de comando.Houve mecanização da industria e agricultura,sistema fácil transporte e comunicações.
Acreditamos que estes acontecimentos foram favoráveis à criação de estudo cientifico devido à necessidade de se...
tracking img