Teoria adm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE JARU
UNICENTRO- UNIÃO CENTRO RONDONIENSE DE ENSINO SUPERIOR

JAQUELINE CANDIDA PACHECO
SILVIA RODRIGUES















OS NOVOS PARADIGMAS DA ADMINISTRAÇÃO





















JARU
2011
JAQUELINE, SILVIA


















OS NOVOS PARADIGMAS DA ADMINISTRAÇÃO










Trabalho apresentado à faculdade de educação de Jaru. Junto aUNICENTRO como pré-requisito para a obtenção de nota Bimestral em Administração sobre a orientação do professor Roni.


















JARU
2011
Existe administração perfeita?


Essa é uma pergunta que nem os teóricos conseguiram responder de uma forma concreta, e que nos seguem ao longo de nossa vida profissional, entender e compreender uma administração perfeita é acreditar que não existe umaadministração perfeita, mas sim, pessoas diferentes fazem de maneiras diferentes a melhor forma possível para se administrar uma empresa com sucesso.
Analisando dos dias atuais com as décadas passadas, vimos-que, muitas coisas mudaram, não somente na maneira de agir, mas sim na forma de se pensar dentro de uma organização.
O avanço tecnológico teve uma grande influência para queessa mudança acontecesse, o mercado tornou-se globalizado, hoje não há nada que fique escondida por muito tempo, desde uma idéia, uma inovação á uma catástrofe, isso ocorre devido o maior acesso a dados e o auxílio da internet, fazendo com que essas informações cheguem com mais rapidez e com qualidade.
Desde 1900, uma grande premissa vem sendo defendida por alguns teóricos como: Henri Fayol,Walter Rathenau e seus praticantes, de que existe apenas uma forma correta de organização, apesar disso o texto nos relata uma nova idéia um novo contexto da administração que terá uma ênfase durante a Segunda Guerra Mundial.
Se para esses estudiosos existe apenas uma organização, é conseqüência também achar que existe uma única maneira de administrar, seja qual for o porte que essaorganização ocupa.
Para Fayol, existe uma divisão departamental a ser administrada separadamente, unindo apenas no nível executivo-chefe. De acordo com Peter Drucker, isto é um dos erros encontrados na administração, vendo que, as mudanças no macro ambiente podem atingir de uma forma positiva ou negativa uma estruturada organizacional, tanto a política como a economia, a forma pelo qual a empresaenfrentará essas mudanças vai de acordo com a preparação e a forma em que a equipe é conduzida.
Podemos notar que algumas premissas e paradigmas são enganosos, as mudanças são contínuas e cabe a cada um se adequar aos novos avanços para não correr o risco de não sobreviver durante os cinco (5) primeiros anos de vida da organização.
Até a década de 80, logo na sua fase inicial, existiaapenas uma maneira de administrar e organizar uma empresa, o trabalho da administração era apenas gerir a empresa, e não centrar sua atenção no que estava acontecendo no ambiente externo, ou seja, uma empresa não pode apenas se preocupar com o ambiente interno, a sua atenção tem que estar voltada para os dois lados.
Essa e outras premissas desatualizadas podem deixar uma empresa em situaçãode riscos, podendo levar uma carreia com chances de sucesso ao fracasso, diminuindo então seu ciclo de vida dentro do comercio.
Ainda existe o paradigma que a administração é apenas para empresas, sabendo que, a administração é uma disciplina ampla e pode ser aplicada a qualquer tipo de comercio, e a todos, tanto na área profissional como pessoal.
A visão de administração deempresas não passava de subdivisão da administração geral até o período da década de 30, podemos ver que há vários departamentos dentro de uma organização, é claro que a forma de conduzi-los é diferente um do outro, mas todos são administrados para chegar a um único objetivo, uma única conquista.Para Frederick W.Taylor e Chester Barnard, a administração se aplicava a qualquer organização independente...
tracking img