Teoria adm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1635 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NÍVEIS DO PLANEJAMENTO

Segundo Bernardes (2003) o planejamento pode ser divido em três níveis: estratégico, tático e operacional. Sendo assim cada nível do planejamento corresponde a diferentes processos, pois cada um corresponde e a uma etapa diferente do planejamento e também ocorrem em áreas diferentes nas organizações. Ainda segundo Bernardes (2003):
1. Planejamento Estratégico: érealizado no nível institucional das empresas, é projetado para longo prazo, e envolve a organização como um todo. Deve entender que não é aplicável a multinacionais ou corporações, e sim é valido para qualquer tipo de organização, desde ajustado a cada uma conforme suas necessidades. Esse nível do planejamento visa o crescimento das vendas, aumento dos lucros, porém não se limita a isso também é viávelpara vender a empresa, comprar outra e reduzir custos de produção.
2. Planejamento Tático: é realizado no nível intermediário da organização, com base no plano estratégico decidido no nível institucional da, esse nível de planejamento é realizado em uma área especifica da empresa, ou seja voltado aos departamentos, é projetado a médio prazo. Nesse tipo de planejamento cada departamento deveinterpretar as decisões estratégicas, convertendo em planos mais detalhados e adaptando ao seu departamento. Esse tipo de planejamento visa à utilização eficiente dos recursos disponíveis para a realização dos objetivos já previamente estabelecidos.
3. Planejamento Operacional: é realizado no nível operacional das organizações, ou seja, na linha de produção, é projetado em curto prazo, cuidam paraque sejam executadas as tarefas e operações de acordo com os padrões estabelecidos no nível tático, ou seja, é voltado para eficiência dos procedimentos.
Na imagem abaixo temos exemplos de planejamento nos três níveis da organização:


Destacando sempre que o planejamento é um processo permanente e contínuo, sempre visando melhores resultados nas organizações.


FUNÇÃO ADMINISTRATIVAORGANIZAÇÃO

Essa função segundo Fayol (Chiavenato TGA, VL,p.145) é uma parte da administração que trata somente do estabelecimento da estrutura e da forma, sendo, portanto, estática limitada.
Pode ser considerada como entidade social onde as pessoas interagem para buscar os mesmos objetivos, também pode ser considerada como função administrativa, sendo parte do processo administrativo (planejar,organizar, dirigir, controlar).
Já segundo (Bernardes 2003) organização é uma associação de processos caracterizada por ter a função de produzir bens ou prestar serviços, possuir uma estrutura e ser perene no tempo.
Nas organizações encontramos técnicas que auxiliam no seu funcionamento, como por exemplo, organogramas e fluxogramas.
Segundo (Chiavenato 2011) nessa função encontramos diferentestipos de estrutura organizacional: em linha ou linear, funcional, linha-staff, matricial.
Estrutura Organizacional Características Vantagens Desvantagens Aplicação
Em linha ou linear Autoridade única; linhas formais de comunicação; centralização de decisão; aspecto piramidal. Estrutura simples; delimitação nítida de autoridade; constância das relações formais. Inflexibilidade; autocracia;generalização da chefia; congestionamento das linhas formais de comunicação. Empresas pequenas; tarefas rotineiras; organizações de vida curta.

Funcional Autoridade dividida; linha direta de comunicação; descentralização de decisões; Melhor supervisão técnica; contato direto entre órgão e cargos; controle e execução. Diluição da autoridade; subordinação múltipla; confusão quantos aos objetivos.Empresas pequenas; por curto período de tempo; para implantação de rotinas e procedimentos.
Linha-Staff Fusão da estrutura linear e funcional; separação de órgãos operacionais e de apoio; predominância da hierarquia sobre a especialização. Assegura assessoria especializada; atividade conjunta e coordenada dos órgãos de linha-staff. Possibilita conflitos; dificuldade de obter equilíbrio entre...
tracking img