Teorema (Pasolini) e o existencialismo

7879 palavras 32 páginas
Resumo

Procura-se, com este estudo, mostrar que o cinema, ou seja, que a linguagem em movimento, é capaz de levar arte ao homem. Arte como “representação” da vida e fonte de emoção, a fim de que o homem possa encontrar na imagem um significado e identificação com o mundo em que vive, para a criação de uma nova forma de pensamento.
O estudo faz-se dentro do movimento existencialista de Sartre, com foco, em especial, no conceito de liberdade proposto pelo filósofo e as imagens que explorem suas reflexões referente ao tema, as quais serão explicitas com o filme Teorema de Pier Paolo Pasolini. O objetivo é mostrar que o cinema não é só entretenimento e propor uma discussão da utilidade e validade deste como arte, bem como a capacidade que a imagem em movimento apresenta para descrever dada situação.

Introdução

O cinema, por meio de sua linguagem visual, apresenta grande poder de magnetismo sobre o espectador. Este se identifica, por meio da imagem, com a personagem ou o drama construído na tela; e se sente dentro do filme. No cinema encontramos uma nova linguagem em contato com o espectador: a linguagem do movimento.
Já dizia Aristóteles que um espetáculo, para realizar-se como obra de arte, deveria sempre provocar a catarse, ou seja, uma purificação na alma do espectador por meio de um “descarrego” emocional. Com esta experiência, ele expurga sentimentos e sente-se mais leve e livre para adquirir uma nova forma de pensamento. A própria estética do filme contribui para o processo;o formato da tela é grande, o volume do som significativo e a ambientação escura. A imagem, por meio do cinema, permite ao homem sair de si e levar um outro mundo para dentro de si. É neste movimento de olhar profundo, que a imagem traz diversas formas de pensamento. A imagem faz o homem descobrir e decifrar o mundo, além de criar seu próprio mundo imaginário. Não existe imagem sem pensamento.
O objetivo principal deste trabalho é fazer uma análise do filme Teorema, a fim de

Relacionados

  • Giorgio Agamben
    31907 palavras | 128 páginas