Teorema de pothenot

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE ENGENHARIA DE MINAS GERAIS
Instituto Educacional “Cândida de Souza”

Mariana de Fátima Moreira Lopes Thiago Rodrigues Ferreira

TESTE COMPARATIVO ENTRE COORDENADAS CALCULADAS PELO PROBLEMA DE POTHENOT E AS COORDENADAS OBTIDAS COM O USO DE GPS

BELO HORIZONTE JULHO – 2010

Mariana de Fátima Moreira Lopes Thiago Rodrigues Ferreira

TESTE COMPARATIVO ENTRE COORDENADASCALCULADAS PELO PROBLEMA DE POTHENOT E AS COORDENADAS OBTIDAS COM O USO DE GPS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Engenharia de Minas Gerais, como requisito para a obtenção do título de bacharel em Engenharia de Agrimensura. Área de Concentração: Topografia Orientador: Professor. André Henrique Teixeira

BELO HORIZONTE JULHO - 2010

FACULDADE DE ENGENHARIA DE MINAS GERAISInstituto Educacional “Cândida de Souza”

Trabalho de Conclusão de Curso intitulado TESTE COMPARATIVO ENTRE COORDENADAS CALCULADAS PELO PROBLEMA DE POTHENOT E AS COORDENADAS OBTIDAS COM O USO DE GPS, de autoria do(s) aluno(s) Mariana de Fátima Moreira Lopes e Thiago Rodrigues Ferreira, aprovado pela banca examinadora constituída pelos seguintes professores:

__________________________________Prof. Ms/Dr/PhD. (nome do membro da banca) Orientador

__________________________________ Prof. Ms/Dr/PhD. (nome do membro da banca)

__________________________________ Prof. Ms/Dr/PhD. (nome do membro da banca)

Belo Horizonte, x de julho de 2010.

Rua Gastão Bráulio dos Santos, 837 – Belo Horizonte – MG – 30510-120 – Brasil – Tel.: (31) 3372-3703.

4

Dedicamos este trabalho a todosque contribuíram para sua realização e a Deus. "O homem, em seu orgulho, criou a Deus a sua imagem e semelhança."

AGRADECIMENTOS
Primeiramente, agradecemos a Deus, nosso guia, que nos abençoou nos momentos mais difíceis, para conclusão deste trabalho. Aos nossos pais, irmãos, amigos, familiares, que estão sempre presente em nossas vidas. Aos professores, colegas, funcionários por nosacompanhar nessa caminhada, e podermos compartilhar essa fase inesquecível de nossas vidas. Ao nosso Orientador André Henrique Teixeira e ao Professor Pedro Donizete Parzzanini que foram indispensáveis para a conclusão deste trabalho e nos ajudaram com total dedicação. Enfim, a todas as pessoas que nos apoiaram e acreditaram em nosso trabalho, o nosso muito obrigado.

“Cada dia a natureza produz osuficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.”(Mahatma Gandhi)

RESUMO
Tendo como incentivo a dúvida se o cálculo de Pothenot e confiável quando se comparado a coordenadas obtidas com GPS, desenvolveu se a pesquisa com o objetivo de demonstrar e comparar resultados de levantamentos de coordenadas UTM etopográfica, com a utilização de GPS e o cálculo de interseção a ré, também conhecida por problema de POTHENOT. Com as coordenadas obtidas dos pontos M1, M2, M3 calculou-se através da metodologia de Pothenot as coordenadas do ponto M0 e se comparou os resultados do cálculo com as coordenadas obtidas com o uso de GPS no ponto M0. Após os resultados obtidos com o comparativo, certificou – se que o método dePothenot pode ser utilizado quando não se dispor de aparelho GPS para o calculo de um coordenada qualquer. Palavras chave: GPS, Problema de POTHENOT e UTM.

ABSTRACT
Having as incentive the doubt if the calculation of Pothenot and trustworthy when if compared the coordinates gotten with GPS, developed if the research with the objective to demonstrate and to compare resulted of surveys ofcoordinate topographical and UTM, with the use of GPS and the calculation of back view intersection, also known for POTHENOT Problem. With the gotten coordinates of the M1, M2, M3 points calculated through the methodology of Pothenot the coordinates M0 point and if it compared the results of the calculation with the coordinates gotten with the use of GPS in the M0 point. After the results gotten...
tracking img