Teorema de pitagoras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (779 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MATEMÁTICA

O TEOREMA DE PITÁGORAS

Um pouco de história:
Numa plaqueta de argila encontrada em Susa, no Irã atual, pode estar o mais antigo exemplo conhecido do uso do teorema de Pitágoras.Trata-se de uma plaqueta originária do Reino dos Antigos Babilônios, que existiu aproximadamente de 1900 a 1600 a.C. Ora, como Pitágoras viveu no século VI a.C., cabe a seguinte pergunta: por que seu nomeestá associado a um resultado que já era conhecido mais de mil anos antes de seu nascimento? Antes de responder a essa questão seria interessante conhecer um pouco da história da vida ( biografia) dopersonagem principal desta história.

Pitágoras

Biografia
Pitágoras nasceu na ilha de Samos, nas costas da Ásia Menor, por volta do ano 572 a.C. Nessa época Samos era uma rica cidade-Estadomercantil, mas, talvez justamente por isso, sua vida intelectual era muito limitada, apesar de viverem ali muitos homens de talento. Esse fato, aliado ao duro regime político sob o qual Samos vivia, deve tersido o motivo que levou Pitágoras, que sempre revelara pendores místicos e filosóficos, a deixar a cidade. Assim, aos 18 anos de idade ele mudou para a ilha de Lesbos, onde por dois anos estudoufilosofia. Depois disso segui para Mileto, possivelmente para usufruir os ensinamentos de Tales, que era mais velho do que ela cerca de cinqüenta anos.

Talvez aconselhado por Tales, rumou então para oEgito, para tentar aprender o saber local, concentrado nas mãos das ordens sacerdotais. Depois de vencer duras provas acabou sendo aceito como aluno em Tebas, na Grécia, onde permaneceu por cerca devinte anos. Depois disso Pitágoras voltou a Samos, onde pretendia se dedicar ao ensino. Mas, confirmando talvez o desinteresse dos sâmios pelo saber, Pitágoras só consegui um aluno e, assim mesmo, tendode pagarlhe para que ele assistisse às suas aulas. Esse fato, somado à situação da política de Samos, levou-o a emigrar mais uma vez, indo estabelecer-se agora na colônia grega de Crotona, no sul da...
tracking img