teor de umidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1663 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de julho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
- Balanças de precisão;

- Estufa capaz de manter a temperatura entre 105 e 110 graus Celsius;

- Cápsulas metálicas;

- Pinça metálica;

-Aparelho Speedy, completo, incluindo ampolas de carbureto de cálcio e esfera metálica.

3.2 Métodos

Antes de iniciar qualquer método de determinação do teor de umidade do solo, o solo do qual se retirou as amostras foi devidamente preparado deacordo com a norma NBR 6457 (preparação de amostras de solo para ensaios de compactação e ensaios de caracterização).

3.2.1 Método da Estufa

Para determinar o teor de umidade do solo através do método da estufa, foram recolhidas quatro amostras de solo devidamente destorroadas, sendo duas de solo ‘molhado’ artificialmente pelo técnico de laboratório e as outras duas do solo natural.Primeiramente foram pesadas as cápsulas metálicas número 72, 25, 26 e 30 na balança de precisão. Em seguida foi adicionado solo ‘molhado’ nas cápsulas 72 e 25 e solo natural nas cápsulas 26 e 30, ambos no estado fofo, pesando-as novamente após a adição de solo. Após isso as amostras foram para a estufa onde permaneceram por 24 horas a uma temperatura entre 105 e 110 graus Celsius, que é a temperaturaindicada para a secagem de solos não orgânicos. Este método é o mais preciso para determinação da umidade do solo.

Cápsula No.
72
25
26
30
Peso Bruto Úmido (g)
60,67
57,12
72,62
61,63
Peso da Cápsula (g)
20,83
19,07
19,66
20,99
*Tabela dos dados medidos para o método da estufa

3.2.2Método do Álcool

Para determinar o teor de umidade do solo através do método do álcool, foram recolhidas duas amostras do solo ‘molhado’ devidamente destorroadas e adicionadas nas cápsulas metálicas 23 e 04, e depois pesadas (as cápsulas foram pesadas anteriormente como no item 3.2.1). Foi-se adicionado 15ml de álcool líquido com alto teor de álcool em ambas as amostras e em seguida foi ateadofogo no álcool. O processo foi repetido mais duas vezes até que as amostras estivessem devidamente ‘secas’. Este método não é tão preciso quanto o da estufa, porém é útil devido ao curto tempo necessário para realizá-lo.

Cápsula No.
23
04
Peso Bruto Úmido (g)
42,48
41,61
Peso da Cápsula (g)
21,3522,08
*Tabela dos dados medidos para o método do álcool 5


3.2.3 Método de Speedy
Para determinar o teor de umidade através do método de Speedy, foi recolhida uma amostra de 20g do solo ‘molhado’ devidamente destorroada. Vale lembrar que o método é aplicável apenas para solos que não contenham pedregulho, ou agregado, e é apropriado somente para o controle decompactação de solos, solo-cimento e misturas estabilizadas, de granulometria fina. A amostra de solo, juntamente com duas ampolas de carbureto de cálcio e a esfera metálica foi colocada no aparelho de Speedy, que é um aparelho patenteado a nível mundial e que se destina à determinação rápida do teor de umidade e já incorporada à tecnologia brasileira. Existem dois tipos de Speedy, o alemão e oamericano. No ensaio, foi usado o alemão. O aparelho foi devidamente agitado pelo técnico de laboratório para que a esfera de metal quebrasse as ampolas de carbureto de cálcio, que colocado em excesso em uma amostra de agregado miúdo, em ambiente fechado, reage com a água existente na amostra produzindo gás acetileno. Como a amostra se encontra num recipiente hermeticamente fechado, a formação de gásacetileno provocará aumento na pressão interna do recipiente. A pressão é lida em um manômetro e é diretamente proporcional ao conteúdo de água na amostra de solo. Para o aparelho Speedy alemão, há uma tabela que relaciona a massa de solo adicionada, pressão lida no manômetro e a porcentagem de água na amostra. A pressão lida no manômetro foi de. O método Speedy não é tão preciso quanto o da...
tracking img