Teor de corte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1840 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIEDADE EDUCACIONAL DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO

CURSO: TECNICO DE MINERAÇÃO
MODULO: 4º
DISCIPLINA: INSTALAÇÃO DE MINAS
PROFESSORA: ELIETE
ALUNA: AMANDA ALVIM. DE M. NICOLAU

VIAS DE ACESSO

TEOR DE CORTE

Conceição do Mato Dentro
05/06/2012

VIAS DE ACESSO

INTRODUÇÃO:

O desenvolvimento de um empreendimento minerário pode ser especificado de acordo com os sistemas queenvolvem o layout da mina. A escolha dos tipos de vias de acesso é preponderante para o bom desempenho da produção da mina. As vias de acesso são os incrementos básicos que permitem atingir um ou múltiplos pontos ou setores da jazida mineral, e o escoamento das substâncias desmontadas podendo ser superficiais e ou subterrâneas.

DESENVOLVIMENTO:
Para se ter uma boa logística no local da mineração,faz-se um planejamento onde são relevantes na implantação das vias de acesso. Toda mina deve possuir um plano de trânsito estabelecendo regras de preferência de movimentação e distâncias mínimas entre máquinas, equipamentos e veículos compatíveis com a segurança e velocidades permitidas, de acordo com as condições das pistas de rolamento.
Existem fatores de imposição a segurança, uma ventilaçãomínima, a drenagem e o esgotamento referentes a instalação dos acessos, pois regem a identificação dos acessos (principais e de serviços) por serem essenciais ao bom desempenho das operações mineiras no subterrâneo:
1 - Segurança é primordial, principalmente em ambientes hostis dos locais que compromete a vitalidade dos trabalhadores. Aplica-se mais aos acessos principais, em que há umarequisição de “saída de emergência”, entre outras funções.
2 - A ventilação, também, é obrigatória por haver regiões subterrâneas onde não há circulação de ar, a temperatura é elevada, exigindo resfriamento.
3 - Drenagem e esgotamento são importantes nos casos em que a mina apresenta grandes quantidades de infiltrações por água. Grandes quantidades de água é um sério problema para a continuidade dodesenvolvimento da mina, a não ser que um eficiente sistema de drenagem resolva o caso.
A topografia que define o modo da via de acesso quanto a sua forma em minas a céu aberto: inclinação, comprimento, largura e altura, nos casos de rampas; quantidade de acessos, de acordo com o layout da mina, transito na mina, porte dos equipamentos, etc. E no caso de minas subterrâneas determina a localização daentrada do acesso, galerias e túneis, em terrenos acidentados ou não.
A morfologia da jazida mineral , ou seja, a forma em que se encontra o corpo mineralizado nas rochas encaixantes, independente de ser próximo ou não da superfície: tabular, maciço, entre outras formas, ocasiona por fazer a direção a ser tomada pela via de acesso até minério, pois o método a ser empregado divide a jazida mineral emseções ou níveis estabelecendo quantidade e direção das vias de acesso. Fazendo com que essas vias de acesso ao minério sejam abertas de modo a manter comunicação através de uma ou mais vias principais, porém, devem excluir a possibilidade de intervenção de trabalhos de uma frente de lavra para outra. A independência operacional é crucial para o bom andamento da produção, principalmente setratando de minas subterrâneas. Financeiramente a escolha da abertura da via de acesso é influenciada pela geomorfologia do terreno, estrutura das rochas, profundidade da jazida mineral, acúmulo de água (caso de vias subterrâneas), necessidade de instalações auxiliares, etc. As vias de acesso deve ser construída, de acordo com o layout do planejamento inicial, para suportar o transito da mina, incluindoo avanço e recuo de operários e equipamentos bem como a saída de material desmontado das frentes de lavra, principalmente o minério, e material de enchimento (caso de minas sub-superficiais). Os acessos de serviços são escolhidas de acordo com as necessidades básicas das atividades de operação da mina. Em underground mining são indispensáveis, dependendo dos fatos: vias de ventilação; vias...
tracking img