Teor asfaltenos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (752 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – INTRODUÇÃO
Asfaltenos e resinas são frações pesadas de fluidos de petróleos, com atividade superficial e comportamento coloidal, e podem causar sérios problemas durante a produção de petróleo.Estes problemas incluem a formação de depósitos orgânicos nos reservatórios e linhas de escoamento, alteração na molhabilidade da rocha e a formação e estabilização de emulsões estáveis.
Nesta tese,apresentam-se novos dados sobre os comportamentos interfacial e coloidal dos asfaltenos no óleo e em solventes aromáticos e são discutidas as implicações destes dados sobre a agregação, inibição dadeposição e estabilização de emulsão para dois asfaltenos oriundos de petróleos brasileiros.
Nas atividades da indústria de petróleo, a deposição de compostos orgânicos é frequente. Depósitos podem serformados nas diversas etapas da produção de petróleo e a presença de sólidos é incompatível com as operações de produção e refino, causando os mais diversos problemas operacionais, gerando um aumentodemasiado nos custos de produção.
Os Asfaltenos constituem a fração de compostos mais pesados e polares de óleos crus. São materiais complexos contendo inúmeros grupos funcionais diferentes,estruturas moleculares e uma distribuição de massa molecular relativamente grande. A tendência à precipitação dos asfaltenos durante a obtenção dos óleos crus pode levar as severas consequências como adiminuição do fluxo de óleos ou até mesmo o bloqueio das linhas de processamento nos processos de produção, transporte e refino de óleos, assim como leva a um envenenamento dos catalisadores nos processosde Refino.
2 – OBJETIVO

3 – REVISÃO DA LITERATURA

Os asfaltenos são a fração mais complexa e pesada de um óleo cru o que incide nas características físico-químicas do petróleo do qual fazemparte. Se o teor de asfaltenos é elevado, estes tendem a se precipitar, gerando incrustações e acumulações de difícil remoção nos dutos, tanques, torres de craqueamento e demais acessórios envolvidos...
tracking img