Teologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1249 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DA PRIMEIRA CARTA DE PAULO A TIMÓTEO 

J. DIAS 

AUTOR:
De acordo com a saudação, o autor foi o apóstolo Paulo. Na tradição da Igreja Primitiva há consenso sobre a autoria de Paulo.
 
DATA
1 Timóteo foi escrito algum tempo depois dos acontecimentos de Atos 28, ou seja, entre 63 e 65, pelo menos oito anos após a permanência de Paulo em Éfeso, por três anos. Paulo escreveu estacarta enquanto estava no meio de sua quarta viagem missionária, provavelmente durante a primeira parte dessa viagem.
 
QUEM ERA TIMÓTEO
Timóteo era nativo de Listra, uma colônia romana na província da Galácia. Filho de um casamento misto, seu pai era gentio e sua mãe judia (At 16.1). Pouco é sabido sobre seu pai, que parece não ter se tornado cristão, mas sua mãe Eunice era cristã. É muitoprovável que quando Paulo conheceu Timóteo este já fosse cristão, pois em Atos 16, diz que ele era discípulo e tinha bom testemunho entre os irmãos de Listra e Icônio, embora Paulo o trate como filho na fé. O motivo mais provável para Paulo chamá-lo de filho na fé é que o apóstolo tenha ensinado a Timóteo o evangelho. Desde a infância ele fora instruído nas Escrituras judaicas por sua avó Lóide e sua mãeEunice, conforme afirma Paulo em sua segunda carta ao discípulo.
 
Timóteo estava com Paulo em Atenas e foi enviado pelo apóstolo a Tessalônica para ministrar à comunidade local (1 Ts 3.2-6). No levante de habitantes de Corinto contra as aulas na sinagoga e as pregações apostólicas nas praças, Timóteo ficou com Paulo e Silas hospedado na casa do cidadão Tício Justo, que morava ao lado dasinagoga.
 
Por volta do ano 57, Timóteo é enviado de Éfeso a Macedônia para recolher ofertas que seriam enviadas aos cristãos de Jerusalém (At 19.22; 1 Co 4.17; 16.10). Em uma retrospectiva acerca da terceira viagem missionária de Paulo, Timóteo consta entre os seus cooperadores (At 20.4-5).
 
Em missões Timóteo foi enviado pelo apóstolo Paulo a Corinto (1 Co 16.10); dentre seus mandatosespeciais viajou de Éfeso a Corinto para elucidar determinadas normas cristãs (1 Co 4.17). A epístola aos Hebreus fornece uma informação sobre uma prisão de Timóteo, mas anunciando que ele já estava em liberdade (Hb 13.23).
 
Timóteo não chegou a ser reconhecido como apóstolo, mas destacou-se como missionário e líder cristão altamente respeitado por toda a Igreja de sua época.
 
CARACTERÍSTICAS
Acarta é digna de nota pelo seu interesse na organização da igreja. Nela está a mais longa descrição sobre a qualificação dos Bispos e Diáconos. Enfim, nesta epístola o apóstolo nos deixa um manual de como devem ser escolhidas as pessoas para os cargos eclesiásticos nas igrejas cristãs (3.2-13), juntamente com a evidência para dois tipos de bispos: os que governam e os que ensinam (5.17);comentários a respeito de sustento dos obreiros e da repreensão de anciãos (5.17-20).  As diretrizes específicas de Paulo para Timóteo também contém conselhos práticos sobre como um líder da igreja deve atuar.
 
Embora “bispo”, “presbítero” e “ancião”, remontem a diferentes vocábulos gregos, são termos sinônimos. “Diácono”, quer dizer “servo”, referindo-se aos assessores dos bispos. Esses diáconoscuidavam das questões práticas e rotineiras da vida eclesiástica. A lista das qualificações para as mulheres em 3.11 pode estar se referindo ao comportamento da diaconisa, ou está sendo ensinado como deve se portar a esposa do diácono.
 
CONTEXTO E TEOLOGIA
A carta que tem o propósito de ser uma correspondência pessoal, ao pastor Timóteo, ganha caráter comunitário com as instruções à igreja (cap. 2).O objetivo básico da tarefa pastoral é confrontar os falsos mestres em Éfeso (1.3). Instruções doutrinárias que dizem respeito às ações pastorais em toda igreja (3.14; 4.10; 6.3-5), às mulheres, em particular as ricas (2.9-13), e aos escravos (6.1-2). Após toda sua formação missionária sob a tutela de Paulo e apoio constante de outros colaboradores do apóstolo, agora Timóteo tem o desafio de...
tracking img