Teologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2127 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE TECNOLÓGICA




PROJETO DE PESQUISA



CRISTIANISMO: O CRISTIANISMO















CIANORTE – PARANÁ
2013
ANDERSON DE PAULA MARCONI











CRISTIANISMO: O CRISTIANISMO





Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina de Metodologia do Trabalho Científico do Curso de Teologia da Faculdade TecnológicaParanaense. Orientado pela Professora Rosângela Fernandes Cleveston.







CIANORTE – PARANÁ
2013
I) TEMA: CRISTIANISMO

1.1 TÍTULO:

CRISTIANISMO: O CRISTIANISMO

II) OBJETIVOS DA PESQUISA

2.1 Objetivo Geral

Compreender a história do cristianismo.

2.2 Objetivos Específicos

Identificar o surgimento do cristianismo.
Escrever sobre as dificuldadesenfrentadas no início e sua expansão pelo mundo.
Analisar as perseguições sofridas pelos cristãos.
Citar a influência do cristianismo nos dias de hoje.

III) OBJETO DE PESQUISA

3.1 Problematização

Quais as origens e o significado do cristianismo?
O surgimento do cristianismo foi aceito por todos daquela época?
A propagação do cristianismo pelo mundo ocorreu sem resistências?
Ocristianismo na atualidade tem forte influência mundial?





IV) JUSTIFICATIVA

​O cristianismo modificou o mundo e a forma de viver da humanidade, a luta do cristianismo desde seu surgimento e seus ensinamentos sempre foram motivos de grande repercussão mundial. Passou por dificuldades, batalhas, momentos de glória, momentos de declínio, porém conseguiu a superação e se fortaleceu até chegarao patamar que se encontra até atualmente. Justifica-se tal tema a ser estudado para o maior conhecimento da religião que há mais de dois mil anos vem se fortalecendo diariamente e está presente na vida do homem.

V) METODOLOGIA

​A metodologia utilizada será essencialmente instrumental, bibliográfica, tendo como fonte livros, revistas e artigos divulgados pela internet seguindo os seguintespassos:
1) Levantamento bibliográfico;
2) Leitura seletiva;
3) Leitura Interpretativa;
4) Análise do conteúdo;
5) Elaboração da redação textual do trabalho monográfico;

VI) REVISÃO DA LITERATURA

O cristianismo é uma das grandes religiões espalhadas pelo mundo. Tem aproximadamente 1,9 bilhão de seguidores, incluindo católicos, ortodoxos e protestantes. Cristianismo vem da palavraCristo, que significa messias, pessoa consagrada, ungida. Do hebraico mashiah (o salvador) foi traduzida para o grego como khristos e para o latim como christus.
A doutrina do cristianismo é baseada na crença de que o ser humano é eterno, a exemplo de Cristo, que ressuscitou após sua morte. A fé cristã ensina que a vida presente é uma caminhada e que a morte é uma passagem para uma vida eterna efeliz para todos os que seguirem os ensinamentos de cristo.
Os ensinamentos estão contidos exclusivamente na Bíblia, dividida entre o Antigo e o Novo Testamento.
O Antigo Testamento trata da lei judaica, ou Torah. Começa com relatos da criação e é todo permeado pela promessa de que Deus, revelado a Abraão, a Moisés e aos profetas enviaria à Terra seu próprio filho como Messias, o salvador.
O NovoTestamento contém os ensinamentos de Cristo, escritos por seus seguidores. Os principais são os quatro evangelhos ("mensagem", "boa nova"), escritas pelos apóstolos Mateus, Marcos, Lucas e João. Também inclui os Atos dos Apóstolos (cartas e ensinamentos que foram passados de boca em boca no início da era cristã, com destaque para as cartas de Paulo) e o Apocalipse.
O nascimento do cristianismo seconfunde com a história do império Romano e com a história do povo judeu. Na sua origem, o cristianismo foi apontado como uma seita surgida do judaísmo e terrivelmente perseguida.
Quando Jesus Cristo nasceu, por volta do ano 4 AC, na pequena cidade de Belém, próxima a Jerusalém, os romanos dominavam a Palestina. Os judeus viviam sob a administração de governadores romanos e, por isso, aspiravam...
tracking img