Teologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1005 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Vivência Cristã
Autoatividade do Capítulo 2

1. Sob quais condições a vida cristã na Igreja atrai para esta os membros de uma comunidade?
As condições para a Igreja atrair membros são o amor para com o próximo, os hábitos e comportamentos diferenciados que permitem com que as pessoas se sintam confortáveis, o respeito com relação às suas opiniões, o afeto pelas almas demonstrado pelotratamento interpessoal, o contraste que o cristão tem com relação ao mundo, mesmo vivendo nele.

2. Quais são os inimigos do bom relacionamento? Explique 3 deles.
Os inimigos do bom relacionamento são: espírito de crítica, intolerância, sofisticação, suspeitas, cinismo, preconceitos, reações rancorosas, orgulho, atitudes de rejeição e atitude fechada, inacessível.
Espírito de Crítica: ocorrequando a pessoa critica tudo ao seu redor, ela nunca está satisfeita com nada, nem com o que o outro diz ou faz, nem com as coisas que acontecem com ela. Sempre tem observações negativas e olhares de censura para tudo.
Cinismo: é o descaso pela moral e a prudência, ou seja, é a aversão dos valores, convicções e da fé alheia.
Preconceito: ocorre quando certas opiniões superficiais e generalizadastomam conta do pensamento e não são desmentidas, por falta de um conhecimento aprofundado do assunto.

3. De que forma a família segundo o padrão bíblico tem sido descaracterizada pelo mundo de hoje?
O mundo hoje declara que a família é uma instituição falida, que os relacionamentos entre homens e mulheres não devem ser dirigidos rumo ao altar, ou seja, os relacionamentos devem serpassageiros e com pouco ou quase nenhum envolvimento.
Principalmente os jovens são orientados a “curtir” a vida sem preocupações futuras, apenas pensar no momento e nada mais.

4. Quais são as áreas específicas dos relacionamentos familiares citadas por Paulo entre os requisitos para o exercício do ministério do bispo e do diácono?
As áreas específicas citadas por Paulo são a liderança da casa serexercida pelo marido, com sabedoria, como diz a Bíblia, o marido é o cabeça de sua casa.
E a monogamia, que significa o marido ter apenas uma única esposa, podemos ver em outro sentido também, no qual o casamento só pode acontecer com duas pessoas de sexos diferentes, macho e fêmea, citado também na Bíblia.

5. Quais as diferenças e semelhanças da cobertura da autoridade civil e espiritual?Devemos obedecer as leis dos homens e as leis de Deus, por isso precisamos respeitar e orar pelas autoridades civis e espirituais, pois toda autoridade é uma instituição divina.
Jesus não defende uma separação entre Igreja e Estado, o que era um conceito inteiramente estranho para qualquer judeu. Ele ensinou um tipo de separação de obrigações, estabelecendo prioridades.
A obediência ao estadotambém é uma exigência espiritual, embora se situe em escalões menos importantes, em relação às leis de Deus.
A cobertura da autoridade eclesiástica é uma cobertura espiritual, mas que apresenta certa similaridade com aquela visto que a cobertura espiritual deve proporcionar ao filho de Deus bem estar espiritual, segurança e educação, num outro contexto.

6. Quais são os deveres dos cristãos emrelação as autoridades civis?
Os deveres dos cristãos são: não resistir a uma autoridade, pois se resistir a uma ordenança, a consequência é a condenação para quem assim age; as autoridades são agentes de manutenção da lei, por isso exigem respeito; devemos nos sujeitar às autoridades pelo fato de isto ser agradável diante de Deus e não apenas pelo temor da condenação; há o dever do recolhimentodos tributos, essas obrigações também são ratificadas na Palavra.

7. Como a vida profissional afeta a vida pessoal, familiar e a igreja?
Todas as áreas da vida de um cristão estão interligadas, sendo que se somos pessoas agradáveis e demonstramos verdadeiramente que temos o caráter de Cristo na nossa vida profissional, todas as outras áreas fluíram bem.
Mas se demonstramos que somos...
tracking img