Teologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 44 (10888 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Mas, vindo p
Instituto Seminaristico
Conhecer
Condomínio Genesis Chácara 05 Conjunto C Lote 12
Ceilandia – DF
CNPJ: 15.182.893/0001-00

Exegese

“é um estudo analítico completo de uma passagem bíblica, feito de tal forma que se chega à sua interpretação útil”





















Coordenador: EltonPereira
Apresentação:

Ao matricular no curso do ISC você estará se preparando para um dos melhores cursos teológicos do Distrito Federal, a Bíblia fala em Provérbios 8.11 que a sabedoria é melhor que as jóias.
Conhecer Deus é o caminho da salvação, pois Oséias já dizia a 700 a.C que deveríamos conhecer a Deus e prosseguir em conhecer ao Senhor (Oséias 6.3) e o mesmo profeta enfatiza “Omeu povo esta sendo destruído por falta de conhecimento”(Oséias 4.6). Por isso gostaria de incentivá-lo a buscar conhecimento Bíblico Teológico, mas para isso, será preciso que tenha força de vontade para conhecer os mistérios de Deus, tenha persistência, disciplina e disposição em continuar os estudos. Saiba que em alguns momentos lhe sobrevirá grandes desânimos, desalentos. Então você pensaráem desistir, nestas horas é preciso clamar a Deus e tirar da fraqueza, força. Quando pensar que não é capaz de compreender, lembre-se que é o Espírito de Deus que ilumina o nosso entendimento. Por isso boa sorte, bom estudo.






























Aproveitando este Curso

1- Em se tratando de um seminário teológico o aluno deve entender que muitaspesquisas deverão ser feitas para completar as informações.
2- Sendo um curso à distancia, devemos ter consciência do dever de autodisciplina, para termos constância no estudo diário das lições.
3- Seja organizado ao estudar.
4- Alem da matéria a ser estudada, tenha à mão outras fontes de pesquisa.
- Bíblia, se possível em mais de uma versão.
- DicionárioBíblico.
- Concordância Bíblica.
- Caderno para anotações.
5- Ao primeiro contato com o material procure obter uma visão geral da mesma isto é como um todo. Não Sublinhe nada, mas procure descobrir o propósito da matéria em estudo.
6- Passe então ao estudo de cada lição observando a seqüência dos textos que a englobam. Agora sim à medida que for estudando sublinhepalavras frases e trechos-chaves. Faça anotações no caderno a isso destinado.
7- Não passe à lição seguinte sem reexaminar a anterior e ter certeza de que a aprendeu.
8- Seguindo fielmente estas orientações, com certeza, seu aprendizado será frutífero e abençoado.
9- Ao final de cada lição terá os trabalhos para concluir o ensino da matéria.Exegese

Definições e pressupostos
O que significa "exegese"?
Os dicionários comumente definem o termo "exegese" como "comentário ou dissertação para esclarecimento ou minuciosa interpretação de um texto ou de uma palavra"'. O termo deriva-se da palavra grega eÇriyriaLç/exegesis, que tanto pode significar apresentação, descrição ou narração como explicação einterpretação.
Quando se fala de exegese bíblica, entende-se o termo sempre no segundo sentido aludido, ou seja, como explicação/interpretação. Exegese é, pois, o trabalho de explicação e interpretação de um ou mais textos bíblicos.
O fato de usarmos o termo técnico "exegese" para o trabalho de interpretação de textos bíblicos deve-se ao caráter mais específico deste trabalho interpretativo: trata-sede uma interpretação "minuciosa", como assinala acima Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, ou seja, de uma explicação que procura fazer uso de vários recursos e instrumentos científicos para entender o texto das Sagradas Escrituras. A exegese distingue-se, portanto, de outras interpretações bíblicas pelo seu caráter mais científico, detalhado e aprofundado.

Exegese e Hermenêutica

Exegese...
tracking img