Teologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (509 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Oração de Ana
Texto: 1 Samuel 1
Introdução: Quando Deus quis dar um salvador a Israel, escolheu Ana. Quando quis dar o Salvador ao mundo, escolheu Maria. Ana era temente a Deus e desejava sermãe, mas era estéril e sofria as injúrias da sua rival. Mas o Senhor ouviu sua oração e lhe deu um filho que se tornou um tipo de Jesus em seu triplo ministério: sacerdote, profeta e rei. Samuel foi oúltimo juiz em Israel e julgou o povo durante toda sua vida (1 Sm 7.15).
1 - A angústia de Anaa - "Orou ao Senhor" (v.10). "Com amargura de alma... chorou abundantemente". Era sincera e fervorosa(v.13,15). Às vezes, temos de chorar como Ana para receber a resposta de Deus.
b - "Amargura". Com aflição, pediu um filho. Agar e Léia também (Gn 16.11; 29.32). Hoje, muitas estão evitando ter filhos edeixando de cumprir um propósito de Deus na terra.
c - Não era uma oração vingativa. Penina tinha muitos filhos e escarnecia de Ana e a irritava (v.6), mas Ana não pediu vingança contra ela.
d - Suaoração foi definida e clara (v.11). Não perdeu tempo com pedidos confusos. Pediu uma só coisa: um filho.
e - Não foi uma oração interesseira (v.11). Pediu um filho para consagrá-lo ao Senhor. - Anapediu Samuel a Deus, e ele livrou seu povo da decadência espiritual.
- Com três anos de idade, Samuel já adorava a Deus (v.28), e na adolescência era sacerdote (1 Sm 2.18,19)
f - Oração perseverante(v.12). Não desanimava do propósito.
- Analise as instruções de Jesus na Parábola da Viúva Persistente em Lc 18.1-8, quando Ele diz da necessidade de orar sempre e nunca desanimar.
2 - A Alegria eGratidão de Ana
a - Creu antes de ver o milagre (v.18). "E o seu semblante já não era triste".

b - Veja Marcos 11.24: "portanto, eu lhes digo: Tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já oreceberam, e assim lhes sucederá".
c - Ana cumpre o voto (v.24,28). Apenas desmamou o menino, entregou-o ao Senhor (Ec 5.4,5).
d - Ações de graças (1 Sm 2.1-11). Agora a oração não era de...
tracking img