Teologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Até século XI, os católicos romanos e ortodoxos têm uma história comum, que começa com a instituição da Igreja por Jesus Cristo e sua difusão pelos apóstolos. O primeiro concílio de Niceia, em 325estabeleceu a Pentarquia, em que a Igreja foi organizada sob cinco patriarcas: os bispos de Jerusalém, Antioquia, Alexandria, Constantinopla e Roma, sendo o bispo de Roma considerado o primeiro entre ospatriarcas, embora muitos interpretem esse título como primeiro inter pares. Porém, quando a residência do Imperador do senado foi transferida para Constantinopla em relação as igrejas orientais.Ainda assim Roma continuou tento uma autoridade especial devido a sua ligação com São Pedro.
Uma serie de dificuldades complexas ocasionou um progressivo distanciamento entre Roma e os Romanos, aquedo do Império Romano do Ocidente e o fracasso da tentativa de Justiniano de reunificar o império. Mais tarde, com a ascensão do Islã, as trocas econômicas e os contatos por via marítima entre oImpério Bizantino, de língua grega, e o ocidente de língua latina, se tornaram mais difíceis, e a unidade cultural entre os dois mundos deixou Paulatinamente de existir. No século VIII, Roma colocou-se sob aproteção do Império Carolíngio. Criou-se assim uma situação em que as igrejas em Roma e em Constantinopla estavam no seio de dois Impérios distintos, fortes e autossuficientes, cada qual com suaprópria tradição e cultura.
Essa situação ensejou uma escalada de divergências doutrinárias entre Oriente e Ocidente e a adoção gradativa de rituais diferentes, ao mesmo tempo acentuou-se a pretensão, porparte de Roma, de exercer uma autoridade inconteste sobre todo o mundo cristão, enquanto que Constantinopla aceitava somente que Roma tivesse uma posição de honra. Tais disputas levaram a ruptura, em1054, que dividiu a Igreja entre Igreja Católica e Igreja Ortodoxa, a esta divisão dá-se o nome de Cisma do Oriente.
A Igreja ortodoxa é formada por diversas jurisdições eclesiásticas, que...
tracking img