Teologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
O “fogo estranho” (“brasas vivas estranhas” no original), levado pelos filhos de Arão para a casa do Senhor resultando na morte destes, a recusa de Saul em aniquilar totalmente os amalequitas, custando-lhe o reinado sendo uma falta gravíssima. A indagação de Nicodemos sobre o “novo nascimento” ele entende apenas com seu intelecto (especulativo), seguindo uma lógica que ele pensa dominar.Fatos históricos passíveis de estudo, o que estes personagens deixaram de observar, quais fatores que os levaram ao fracasso ou vitória?
No caso de Nicodemos ele soube que há um efeito de grandes milagres, grandes obras realizadas por Jesus, isso era manifestação de uma causa que na concepção dele, só poderia vir de Deus, e ele expressa seu pensamento à Jesus. O mestre com muito amor, vê oquanto era incompleto o entendimento de Nicodemos a cerca do Reino de Deus. Jesus inicia suas palavras, na tentativa de elevar os pensamentos de Nicodemos ao nível espiritual (místico).
No texto de l Samuel 15, mostra o pecado de Saul, ele está disposto a matar crianças, jovens, velhos, animais, porem ele não obedeceu integralmente à ordem de Deus, instruído através do profeta Samuel.
Dentro dosmétodos de estudo da teologia ela nos mostra como fazer o uso do que entendemos por fé (místico) aliados com a razão (especulativo), averiguação e classificação (indutivo) das ordenanças divina.

Introdução
Sabemos que em l Sm15 não fora a primeira vez que Saul desobedece a uma ordem divina (O primeiro se encontra no capítulo 13, quando ele oferece o holocausto em vez de esperar por Samuel, sendoassim rebaixado a príncipe de Israel, caso não se voltasse de seus maus caminhos, fora lhe dado uma chance, mas ele se recusou ao pecar novamente, cometendo o mesmo erro: - desobediência).
Podemos obter lições importantes para aprendermos sobre a desobediência de Saul e suas consequências, e, também sobre a nossa própria às determinações de Deus, com esse relato bíblico
Os amalequitas habitam aparte sul de Canaã. Quando os israelitas deixaram o Egito e se dirigiam para Canaã (Ex. 17:8), eles foram uma das primeiras nações que os israelitas encontraram. Sendo eles nações vizinhas com quem Israel está em constante conflito. Os amalequitas atacam Israel, que, desobedientemente, procura possuir a terra prometida depois de sua incredulidade em Cades-Barnéia (Nm. 14:25, 43, 45). Eles sejuntam aos midianitas para atacar e saquear Israel e são uma das nações que ameaçam tanto Israel, que Gideão precisa ter certeza da presença de Deus com ele na batalha (Jz. 6:3, 33, 7:12). Esta é a nação atacada por Davi, que invade Ziclague e captura sua família e seus bens e a família e os bens de seus homens (I Sam. 27:8, 30:1, 18, II Sam. 1:1).
A ordem para matar a nação inteira e seu gado não érecente. Deus exigiu isto dos israelitas quando encontrassem as nações cananéias: em (Lv 27:28-2) existem muitas razões para o extermínio de povos como os cananeus. Estes são os povos que possuíam a terra prometida que Deus deu a Israel. A principal razão é que estes povos são extremamente maus. Se não forem totalmente destruídos, ensinarão aos israelitas suas práticas pecaminosas, colocando-os,portanto, sob a condenação divina, o pecado que envolvia os Cananeus tinha contaminado e corrompido também seus animais, e Deus não permitiria que qualquer um sobrevivesse: (Dt. 20:16-18), (Js. 6:15-21).
Sabemos que Deus não tem prazer em punir o inocente, como é relatado no livro de Jonas 4:9-11, o extermínio dos amalequitas da época de Saul é a execução de uma ordem dada muitos anos antes erepetida diversas vezes, como podemos observar em; Ex 17:8-15, Nm 24:20-25, Dt 25:17-19.
A desobediência de Saul não tem sua explicação em sua bondade, compaixão ou porque seja misericordioso ou humano ele friamente assassina cada homem, mulher e criança amalequita, exceto um - o rei. Presume-se que Saul poupe Agague, junto com o melhor das manadas e rebanhos amalequitas, porque possuísse...
tracking img