Teologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3733 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Unidade do Espírito
Introdução
Para que todas as coisas fiquem fáceis de identificar é necessário que estas tenham padrões estabelecidos. Portanto com relação às coisas de Deus não é diferente. Por isso ele mesmo estabeleceu para a igreja de Jesus Cristo, padrões que foram detalhados por Paulo apóstolo, em uma de suas cartas, Há um só corpo e um só Espírito,Como também fostes chamados em Umasó esperança da vossa vocação;Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;Um só Deus e Pai de todos, O qual é sobre todos,E por todos e Em todos vós.(Efésios 4:3-6)
Qualquer igreja ou religião que estiver fora destes padrões, não podem ser consideradas como algo proveniente de Deus. Pois ele sempre teve zelo por sua palavra, e para ele a mesma está acima até do seu próprio nome, Salmo 138:2. Se sabemosque a igreja de Deus é coluna e baluarte da verdade, I Timóteo 3:15, e que o Senhor prometeu referindo-se ao Espírito Santo que: ...Ele vos guiará em toda a verdade, João 16:13. Não podemos imaginar que certas organizações, existentes em nossos dias, possam pertencer a Deus, só porque usam o seu nome e, no entanto rejeitam aquilo que ele exige na sua palavra.
É importante entendermos que,quando o Senhor falou com Noé para que este fizesse a arca de madeira de gôfer Gênesis 6:14, se ele não obedecesse a Deus, usando outro tipo de madeira com certeza seria castigado. Temos também o exemplo de Moisés quando o Senhor o advertiu a respeito da construção do tabernáculo. Atenta, pois que o faças conforme ao seu modelo que te foi mostrado no monte Êxodo 25:40. Imaginem o que poderia acontecercom aquele profeta se ele mudasse alguma coisa por conta própria.
Muitas religiões e seitas existem nos nossos dias possuídos de uma grande miopia espiritual. A ponto de viverem com um comportamento fora dos padrões da palavra de Deus, sem perceberem seu erro, isto por estarem cauterizadas a consciência dos seus seguidores. O termo Unidade do Espírito é usado pelo fato do Espírito Santo ser oresponsável em conduzir as igrejas de Deus em toda verdade.
1 – Um Só Corpo
A idéia de que a igreja é uma só universal e visível, foi criação do catolicismo romano. Já a idéia da igreja universal invisível, procedeu dos protestantes, sendo tal aberração apoiada por alguns batistas e por todos os pseudos batistas. Porém o que vemos, estudando a Palavra de Deus, é que a igreja de Deus é local evisível I Coríntios 1:2. Apesar dos apoiadores da igreja universal achar que a palavra igreja nas Escrituras tem dois sentidos diferentes, ambos aplicados tanto para igreja universal, como para igreja local. Não é isso que a Palavra nos ensina. A palavra igreja na bíblia vem do vocábulo grego Eclésia. Esta palavra só tem um sentido, aplicado a uma assembléia e significa chamados pra fora,referindo-se a pessoas que saíam de suas casas para se reunirem em um local. Usar esta palavra para se referir a pessoas espalhadas por todo o mundo, é na verdade um grande erro.A palavra igreja nas Escrituras, quando aparece no singular, refere-se a uma determinada, de alguma cidade, Romanos 16:5; I Coríntios 1:2; I Tessalonicenses 1:1 etc. Ou também para se referir à igreja como instituição Efésios 3:10;Colossenses 1:18 etc.
Vejamos um exemplo prático, Há muito tempo tem havido um programa do governo chamado de amigos da escola. Sabemos que existem muitas escolas, porém a palavra aparece no singular por tratar-se da instituição. No entanto quando a palavra igreja aparece no plural, tira na realidade toda a dúvida de que não existe só uma igreja, mas muitas delas, Atos 15:41; Romanos 16:4; ICoríntios 11:16; II Coríntios 11:8; etc. Na bíblia, a palavra igreja não tem dois sentidos, como querem os reformadores protestantes; mas um só, referindo-se a igreja local. Esta “igreja universal invisível” é um mito, trata-se de uma idéia do maligno e um atentado contra aquela instituição divina. No texto sobre a unidade do Espírito, que estamos estudando, poderia Paulo ter colocado o termo, uma...
tracking img