Teologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (843 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A EXCELÊNCIA DA FÉ
Irami Silva Costa
Hebreus
Curso Livre em Teologia (EAD)
Instituto Teológico Quadrangular - São Luís - ITQ
03/02/2012

1- INTRODUÇÃO
ODeus da fé cristã é o Deus vivo e ativo. O amor é sempre soberano, todo poderoso, eterno, ativo, que vê tudo. Essa soberania caracteriza o amor divino e revela a sua majestade.
O amor divino não éum poder entre outros, é o poder soberano de todo o universo. Nem sempre, no entanto, é translúcido e evidente para a fé que a soberania de Deus é soberania do amor. A fé cristã, portanto, refere-se aproximidade de Deus, a uma presença divina efetiva, dentro do mundo humano

2 - DEUS É AMOR
O amor é o centro do conceito de Deus - O caráter mais íntimo da concepção cristã de Deus é determinadopor Cristo e sua obra. Isso significa que em Cristo a fé encontra o Deus que busca ao homem pecador e entra em comunhão com este. Ou, em outras palavras um amor que destrói o sistema no qual olegalismo e o racionalismo gostariam de transformar a relação entre Deus e o homem.
A natureza do amor divino – Portanto, quando o amor constitui o centro dominante do conceito cristão de Deus, a naturezapeculiar desse amor revela-se na sua espontâniedade e auto, dádiva. O amor divino não é suscitado por coisa alguma fora de si mesmo. O seu caráter define-se pela cruz. O amor soberano de Deus nãopode ser medido nem aferido de acordo com os padrões humanos.






2.1- O CONTEÚDO DA FÉ
O conteúdo da fé cristã é, em principio, algo fixo e definido. Deus não é somente oDeus escondido, mas também o Deus que se manifestou no passado e continua a fazer-se conhecido. E a vontade divina, manifesta na revelação e qualitativamente determinada na obra de Cristo, que a féabraça; ou, antes e a verdade que alcança e subjuga o homem, e assim cria a fé e, estabelece a relação com Deus. Do ponto de vista do homem, portanto, a fé é sim a manifestação da vontade de divina e é...
tracking img