Teologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1026 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Foi elaborado previamente na área em estudo um plano urbanístico para implantação de vários equipamentos de assistência social, que foram zoneados e integrados por vias de acesso para veículos e pedestres, seguindo todas as normas de preservação em relação aos resquícios de Mata Atlântica de encostas e matas ciliares nas margens do rio Gramame. Os equipamentos ocuparão áreas específicasdestinadas às atividades administrativas, religiosas, assistenciais, educacionais e de lazer. Onde serão implantadas inicialmente as seguintes edificações:

- Templo
- Administração
- Espaço Multifuncional (Escola/Auditório/Ginásio)
- Escola de primeiro grau e profissionalizante
- Centro de apoio ao idoso
- Centro de recuperação para dependentes químicos
- Casa do menor abandonado
- Faculdade(Seminário)
- Cidade da criança
- Centro de treinamento
- Área de Hospedagem/Camping
- Praça da alimentação
- Núcleo de educação ambiental

A área destinada ao Espaço Multifuncional, dentro do plano urbanístico do Projeto Cidade Viva, está localizado na parte sul da propriedade, em cota + 0,65m, apresentando topografia plana. O terreno é servido pela via de principal acesso do Cidade Vivaligada a BR 101.

Após visitas in loco e análise de projetos correlatos, foi estabelecida a estrutura orgânica do edifício através da articulação das seguintes áreas funcionais: Áreas de Apoio, Áreas Comuns e de Convivência, Áreas Úteis e Operacionais, Área de Serviço, Circulações, e Áreas Externas.

Áreas de Apoio - Espaços destinados à recepção, espera e estar. Devendo encaminhar o visitante ouusuário aos demais acessos da edificação.
Áreas Comuns e de Convivência - Ambientes apropriados para o convívio e o desempenho das atividades multifuncionais (culto, prática de esportes, eventos, refeitório / pátio coberto).

Áreas Úteis e Operacionais - Setor administrativo, salas de aula, biblioteca e laboratórios.
Área de ServiçoAgrupa - cantina, cozinha industrial, despensa, depósitos,lavanderia, depósitos de gás e lixo, banheiros, camarins, vestiários, DML, copa / estar funcionários.
Circulação - Agrupa rampas, passarelas, escadas e circulação horizontal interna.
Áreas Externas - Compreende estacionamento, jardins, passeio e caixa d’água.

O pré – dimensionamento dos ambientes foram baseados na análise dos referenciais projetuais, nas normas dos códigos de urbanismo, nasnormas da ABNT NBR 90/50, e ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Também foram consideradas previsões estabelecidas no Projeto Cidade Viva.

Com o programa de necessidades e o pré-dimensionamento estabelecido, partiu-se para setorização da edificação no terreno, sendo tomado como base a orientação geográfica e o regime de ventos facilitando o condicionamento natural dos principaisambientes. Como forma de articulação funcional as áreas comuns e de convivência foram centralizadas de modo a receberem os fluxos das áreas úteis e operacionais e o apoio das áreas de serviço e das circulações externas.

Como princípios de projeto foram definidos os seguintes critérios:

- Custo: O emprego de tecnologias e sistemas construtivos incorporados a prática local, bem como o uso demateriais adequados ao uso público e a região.
- Acessibilidade: Adoção de estratégias projetuais que facilitem o livre acesso dos usuários portadores de necessidades especiais.
- Valorização do entorno: Criação e tratamento das áreas externas aproveitando o potencial de vegetação existente integrando a edificação ao entorno.
- Conforto ambiental: Adoção de soluções que proporcionem confortoambiental, baseado no condicionamento natural da edificação (iluminação e ventilação).
- Organicidade: Promover a integração visual e espacial entre as áreas internas e externas, transmitindo unidade ao conjunto.

Pela necessidade de satisfazer um grande número de pessoas, compartilhando atividades distintas, prevê-se a flexibilidade das construções através de soluções diferenciadas, mas que mantenham...
tracking img