Teologia sistematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 194 (48372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
IGREJA BATISTA DO CAMBUÍ ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

TEOLOGIA SISTEMÁTICA I Material preparado pelo Pr. Isaltino Gomes Coelho Filho

Para uso exclusivo na Escola Bíblica Dominical da Igreja Batista do Cambuí, Campinas, S. Paulo. É proibida a reprodução e utilização fora da Igreja, sem a autorização por escrito do autor.

Parte Introdutória

O estudo de Teologia Sistemática deve serbaseado na Bíblia. Por isso que, antes de começarmos um estudo sério da Teologia, é necessário deixar bem definida uma coisa: vamos estudar a Bíblia e vamos usá-la mais que qualquer outro livro. O fato de não seguirmos um determinado livro da Bíblia para estudar, como fazemos na Escola Bíblica Dominical, não significa ausência de Bíblia. Vamos estudá-la. Esta apostila, inclusive, é um roteiro do estudobíblico, para facilitar uma visão sistemática da Bíblia, e não pretende ser um substituto dela. Por isso, logo de início, é necessário responder a uma pergunta: "como podemos ter certeza de que temos um documento confiável em mão, quando estudamos a Bíblia?". Sim, como é possível acreditar que, ao longo dos tempos não houve modificações feitas pela Igreja ou por pessoas interessadas em apresentarcertos pontos de vista? Algumas pessoas costumam dizer que “papel aceita tudo”, para negarem o valor da Bíblia. Então, como podemos crer que temos em nossa Bíblia exatamente o que foi dito em tempos remotos? Para responder a estas questões, transcrevo, a seguir, uma pastoral de boletim que produzi para responder este problema embora formulada em outras palavras:

"É POSSÍVEL LEVAR A BÍBLIA ASÉRIO?

Um crítico ignorante do assunto alegou não poder levar a Bíblia a sério por não se poder provar a autenticidade dos seus manuscritos que deram origem aos livros bíblicos que temos. Ao longo dos tempos, segundo ele, os cristãos os modificaram, para impor suas doutrinas. A Bíblia teria sido mudada, segundo eles. Tucídides, historiador aceito pelos estudiosos, viveu entre 460-400 a.C. Sua obranos chegou com oito manuscritos de 900 a. D. (1.300 anos depois de sua vida). Os manuscritos de outro historiador, Heródoto, são mais raros, mas também aceitos, como os de Tucídides. Chegaram-nos em poucas cópias, bem depois da sua vida. As obras de Aristóteles, filósofo grego, foram produzidas em cerca de 330 a.C. O manuscrito mais antigo é de 1.110 d.C. (1.400 anos após sua vida). Nenhumfilósofo impugnou Aristóteles por isso. As guerras gaulesas foram narradas por César entre 58 e 50 a. C., mas o manuscrito mais recente data de 1.000 anos depois de sua morte. No entanto, todos eles são aceitos pelos historiadores como dignos de confiança.

1

Teologia Sistemática I

Ninguém negará o valor de A Ilíada, de Homero, que tem 643 manuscritos. Pois bem, do Novo Testamento temos cerca de2.000 manuscritos, cópias de escritos dos anos 46 a 90 de nossa era, bem perto dos eventos, narrados por testemunhas oculares. Quanto ao Antigo Testamento, em 1947, nas cavernas de Qumram, descobriram-se centenas de seus manuscritos, alguns datando de 150 a.C. Até onde se pôde traduzir (e há lingüistas cristãos bem preparados) o texto bate, palavra a palavra, com o que temos traduzido. Nãomanuseamos uma invenção humana, mas uma revelação verbalizada e cristalizada em escrita há séculos. Do ponto de vista bibliográfico, a Bíblia possui mais base manuscrítica que qualquer outra peça literária da antigüidade. Só a má fé dirá que o texto foi modificado. Não aceitá-la alegando modificação do texto é ignorância ou má fé. A questão é que a Bíblia incomoda as pessoas com suas exigências morais eespirituais, pedindo-lhes definição. Ela é, ao mesmo tempo, uma carta de amor e um ultimato da parte de Deus. Uma declaração de que ele nos ama, mas que nos chama a mudar a vida. Promessas as pessoas querem. Compromisso, não. Seu ceticismo e sua incredulidade não são intelectuais, mas morais. Como disse Mark Twain: "O que me incomoda na Bíblia não são as passagens que eu não entendo, mas sim...
tracking img