Teologia paulina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2087 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO: Quem é Paulo?





Perfil:

Nome: Saul (cf. At 9,4), ou Saulo (que é a forma grega do nome semítico Saul, que significa: “aquele que foi pedido”). Quando traduzido para o Latim, o nome ficou: Paulus, que significa: pouco, pequeno.



Nascimento: em Tarso, na Cilícia (atualmente, território da Turquia, cf. At 9,11; 21, 39). Era judeu, sua família era da Tribo de Benjamin(cf. Rm 11, 1; Fl 3, 5). Possuía cidadania romana, o que, muitaz vezes lhe ajudou a sair de sérios apuros! (cf At16, 37-40; 22, 25-29; 23, 27).

Tarso era uma cidade de 300.000 habitantes, centro de grande comércio do mundo antigo onde se cruzavam duas culturas, a greco-romana do ocidente e a semita do leste.

A cidade estendia-se aos pés da majestosa montanha do Taurus coberta de neve.Pelo norte estava ligada ao mundo cultural da Ásia Menor, a magnífica região da Capadócia, através de um desfiladeiro tão apertado que os romanos o fecharam com uma porta de bronze. Por ali passaram os exércitos dos grandes conquistadores - Alexandre Magno, Xerxes e os exércitos romanos. Pelo sul a cidade comunicava com o mar o que representava uma ligação com todos os grandes portos doMediterrâneo. A leste estendia-se a grande planície da Cilícia, rica em água e campos agrícolas.

Tarso era uma cidade de comércio livre, exportava madeiras preciosas do Taurus e peles de ovelha para tendas e tecidos, duros e resistentes às chuvas e que, mais tarde os eremitas hão-de vestir para mortificar o corpo e, como provinham da Cilícia, deram o nome aos cilícios usados pelos monges naspenitências. A cidade era atravessada pelo rio Cidno que a ligava ao mar e era navegável. Nas suas margens erguiam-se armazéns para o comércio. Barcos e comerciantes vindos de Éfeso, Alexandria, Corinto, Ostia e Espanha invadiam a cidade que se tornara cosmopolita. Nas cidades de cultura helênica, não havia diferença entre os cidadãos gregos, judeus ou romanos.

O jovem Paulo conheceu bem a suacidade e costumes, nas suas cartas encontramos imagens tiradas do comércio marítimo e aos Colossenses escreve: para Deus «não há grego ou judeu, bárbaro ou cita, servo ou livre, mas Cristo que é tudo em todos» (Col. 3, 11).



Grau de Instrução: Estudou em Jerusalém, seu Mestre chamava-se Gamaliel, e gozava de grande reputação. Paulo era um fariseu, e formado, “diplomado”. (cf. At 22, 3; 26, 4;Fl 3, 5).



Profissão: Fabricante de tendas (cf. At 18, 1-3).



Dois momentos decisivos para uma verdadeira guinada na vida de Paulo:



1. O Testemunho de Estêvão. (cf. At 7, 55-8,1-3)



2. O Encontro com Cristo no caminho de Damasco.

Observação: é de grande valia assinalar e analisar este Encontro de Paulo com Cristo relatado por Lucas, em Atos dos Apóstolos, edepois analisar o relato do próprio Paulo sobre esta experiência mística! Então, vejamos:



a. At 9,1-19: Perceber a pergunta de Jesus: “Saulo, por que me persegues?”. Reparar que Paulo, teoricamente, não perseguia a Cristo, que para ele já estava morto, e era um problema resolvido, Paulo perseguia a Igreja! Isso sugere que para Jesus há uma íntima relação entre Ele e sua Igreja, de tal formaque persegui-la é perseguir a Ele mesmo!

b. At 9, 19b- 25: A não compreensão da conversão de Paulo. As pessoas ao verem-no pregar, imediatamente evocam o seu passado. Isso acontece muito conosco. Quando nos deixamos converter por Jesus e mudamos nossos hábitos, muitos dos que ainda não O aceitaram, não crêem em nossa conversão e evocam, tantas vezes nosso passado.

A experiência dePaulo relatada por ele mesmo: ( Gl 1, 11-24; II Cor 12, 1-10). O Espinho, ou aguilhão na carne serve, sobretudo, para treinar a humildade, confiança no Senhor, tomar consciência da fraqueza humana.

O Papa Bento ressalta que Paulo se sente amado por Cristo de uma forma particular e especial. R ecorda o Papa o que Paulo diz na sua Carta aos Gálatas: “Vivo na fé do Filho de Deus que me amou e se...
tracking img