Teologia contemporanea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O assunto do livro de Teologia do Antigo Testamento de Kaiser, Walter C. Junior – 2ª Ed. São Paulo, Vida Nova – 2007 – Nos diz que: A Teologia do Antigo Testamento funciona melhor como serve à teologia exegética ao invés de desempenhar seu papel tradicional de suprir dados a Teologia Sistemática, havia outro assunto, também, a busca da mensagem do Antigo Testamento conforme se acha no seuatual formato canônico, se o texto tiver licença de falar por si mesmo antes de fazermos as nossas avaliações, então gostaria de propor que o elemento das “promessas”, é aquele centro que pode ser demonstrado em cada período do cânon. Examina as relações existentes entre a teologia do Antigo Testamento e a do Novo Testamento. Atualmente, o autor é professor de Antigo Testamento e presidente doGordon-Conwell Theological Seminary, em South Hamilton, Massachusetts. Já foi professor de Arqueologia e Bíblia no Wheaton College, e de Línguas Semíticas e de Antigo Testamento na Trinity Evangelical Divinity School. Tem vários artigos e livros publicados e participa como membro do conselho de diversas organizações cristãs. Em 1977, foi presidente da “Evangelical Theological Society” ( SociedadeEvangélica de Teologia) nos Estados Unidos.

Parte II – Materiais para uma Teologia do Antigo Testamento:
Capítulo 5 - Prolegômenos na Promessa: a Era Patriarcal – Este capítulo é marcado pelas bênçãos para Adão e Eva no Jardim do Eden, para Nóe e Abraão, no Jardim do Edem a benção se encontra no fato de serem a !imagem de Deus”, com os aspectos de “dominar” e “multiplicar-se”, sobre a terra, comofala claramente, juntamente com os temas de julgamento e pecado, veio uma palavra nova, com respeito a descendente, uma raça escolhida, entre a qual Deus habitaria, e a benção das boas novas oferecidas a cada nação sobre a face da terra.


Capítulo 6 - Provisões na Promessa: a Era Patriarcal – Nesta era a característica marcante é a sucessão de indivíduos que receberam a eleição para as“benções” pessoais de alcance mundial, Abraão, Isaque e Jacó vieram a ser marcas de uma nova fase de benção divina acumulada. São descritos os cinco tipos de revelação, sonhos e visão, a Palavra do Senhor, o anjo do Senhor, teofanias, também o conteúdo da promessa: a descendência, (única e coletiva), a terra prometida e a fonte de benção, pela fé, bem como a siginificativa presença de Deus num relacionamentopessoal e a promessa de um rei.


Capítulo 7 – O Povo na Promessa: A Era Mosaica – Os descendentes eram realmente fecundos, aumentaram muito, se multiplicavam e fortaleciam-se grandemente. A descendência porém, agora era mais que uma mera família, era um povo, uma nação, e esta nação inteira reafirmava os atos de Deus, como confissão de fé: Javé libertou seu povo do Egito. A filiação divina deIsrael é expressa num relacionamento como “Meu Primogênito”, “Minha Possessão”, era uma Nação de “Sacerdotes reais”, uma “Nação Santa”, com uma teologia girando em torno da redenção, da moralidade e da adoração, e com a promessa de que Deus lhes daria o descanso.


Capítulo 8 - O Local da Promessa: A Era Pré-monárquica – A promessa que se cumpriu em Moisés também é genética, pois ele reconheceuque sua obra era incompleta, tendo em vista outro profeta que seria uma Israelita, semelhante a Moisés e com muita autoridade. O autor relata: a teologia deste período continuou sendo a herança da terra e o descanso no qual Israel entrou mediante a fé. O povo seguia em obediência ou arrependimento, ou em destruição total. A promessa de Deus, porém, continuou a sobreviver na casa de Daviindependente da inaptidão de todos os lados.


Capítulo 9 - O Rei da Promessa: A Era de Davi ou Era Davídica - O Rei da promessa, depois de tentativas e rejeição da parte de Deus, chega plenamente em Israel, como o Soberano Ungido, recebendo a promessa, descrita em 2ª Samuel no capítulo sete, que é classificada como dentre as mais brilhantes momentos históricos de salvação. A Dinastia...
tracking img