Teologia contemporânea

Páginas: 8 (1787 palavras) Publicado: 9 de abril de 2011
Friedrich Daniel Ernst Schleiermacher


(1768 – 1834)
Teólogo alemão protestante e filólogo clássico, pietista místico, foi filho de um capelão reformado do exército. Enviado a uma escola moraviana, Schleiermacher acabou por ser marcado em seu interior por um discernimento agudo sobre o pecado que o levou a uma compreensão não menos profunda da necessidade e disponibilidade da graça. Noseminário, ele decepcionou-se com as conclusões ortodoxas que se contrapunham ao ceticismo religioso de seu tempo, fato que o levou a abandonar a crença na divindade de Jesus Cristo e na expiação por Seu sangue. Estudando na Universidade de Halle e sob a influência dos pensamentos filosóficos kantianos, ele estrutura o seu pensamento sobre a fé cristã.

Ministrou aulas, de inicio, na universidade deHalles e posteriormente, precisamente a partir de 1810, na universidade de Berlim. Em 1797, em Berlim, conheceu F.Schlegel e passou a colaborar com a revista romântica “Athenaeum” cujo primeiro número saiu em 1798 vindo a cessar sua publicação em 1800, apesar da grande fama conquistada. Filho de pietistas adeptos da seita dos irmãos morávios, Schleiermacher foi bastante influenciado por ela, queorientava as almas unicamente para o sentimento da salvação em Cristo. Foi autor das seguintes obras: Discursos sobre a Religião em 1799, que será a pedra angular do protestantismo liberal e Monólogos em 1800. Em 1822 publicou Doutrina da Fé de grande importância para a teologia dogmática protestante. Um ponto importante de sua vida é que Schleiermacher foi um grande freqüentador dos salõesjudaicos de Berlim, especialmente da renomada Henriqueta Herz (1764-1847), assim como F. Schlegel e Schiller, Mendelsshon, Salomom Maimom, Borne ente outros. Ele foi o grande teólogo do Romantismo e pai de todo o Protestantismo Liberal tendo sido bastante influenciado pelo filósofo judeu Spinoza e por Kant, além de por todo círculo romântico do qual ele fazia parte (Fichte, Hegel, Goethe, Schlegel).Doutrina de Schleiermacher

Para o Romantismo a finalidade ultima do homem é alcançar a Unidade ou o Absoluto, cuja arte é apenas um meio para tal. Desta forma o Romantismo ganha uma atmosfera religiosa. Influenciados por Jacob Boehme, que defendia que a natureza é divina, i.é., que Deus é imanente àquela e que o pecado seria exatamente esconder esta presença divina perturbando a profundaunidade entre Deus e a Natureza, os românticos irão ser defensores de uma nova religião que seria o subsídio para a nova humanidade romântica. Assim sendo pode-se colocar Schleiermacher como o grande teólogo do romantismo.

Apesar dele não ter acompanhado, intelectualmente, a evolução da escola romântica, sendo refratário a algumas tendências e idéias desta, de qualquer maneira, ele irá perseguiraquilo que se tem como finalidade última do homem: a união com o Absoluto ou Totalidade. Para isso, Schleiermacher, não colocará na razão, mas no sentimento, no coração, a fonte de auto-redenção do homem. A religião para ele não seria nem pensamento, que estaria relacionado com a metafísica, nem o agir, que estaria relacionado com a moral, mas “intuição e sentimento do Infinito”. Ele explica:a religião “não aspira a conhecer e explicar o universo em sua natureza, como a metafísica, nem aspira a continuar o seu desenvolvimento e aperfeiçoá-lo através da liberdade e da vontade divina do homem, como a moral. A sua essência não está no pensamento, nem na ação, mas sim na intuição e no sentimento. Ela aspira intuir o Universo[...]”.

E continua:

“A intuição do Universo (...) é a pedraangular de todo o meu discurso, é a forma mais universal e mais elevada da religião, através da qual podeis descobrir todas as suas partes e se podem determinar a sua essência e os seus limites do modo mais exato. Toda intuição deriva da influência do objeto intuído sobre o sujeito que intui, da ação originária e independente do primeiro sobre o que é acolhida, compreendida e concebida pelo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • teologia contemporânea
  • Teologia contemporanea
  • Teologia contemporaneas
  • Teologia contemporânea
  • teologia contemporânea
  • Teologia contemporanea
  • TRABALHO TEOLOGIA CONTEMPORÂNEA
  • Teologia Contemporânea – Barth

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!