Teologia contemoiranea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1946 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE CONTEMPORÂNEA












TEOLOGIA CONTEMPORÂNEA















ARISTONIO DE OLIVEIRA ALENCAR













Fortaleza, 15 de maio de 2012

TEOLOGIA CONTEMPORÂNEA



Por Teologia Contemporânea quer-se dizer da Teologia ou Teologias surgidas no início do século XX, precisamente em 1919, na Suíça, com Karl Barth e sua obra [Cartasaos Romanos – 1919], deve-se compreender isto para poder se entender a Teologia do Século XX, ou seja, as Teologias que temos hoje são frutos colhidos de sementes plantadas antes de 1919. Possuem suas bases fundamentadas em Imannuel Kant, Hegel, Sorem Kickgaard, Friedrich Schleiermacher, Martin Heidegger, Friedrich Nietzche, Karl Marx e outros.

Teologia da prosperidade é um movimento religiososurgido nas primeiras décadas do século XX nos Estados Unidos da América. Mas precisamente surgida na década de 80, o Brasil foi tomado por um movimento que atraiu e ainda atrai milhares de pessoas para as igrejas evangélicas. O pioneiro desse movimento foi o pastor Essek M. Kenyon, mas o maior divulgador foi Kenneth Hagin. A teologia da prosperidade busca a interpretação de uma série de textosbíblicos tais como; Gênesis 17.7, Marcos 11.23-24 e Lucas 11.9-10 para fazer com que os fiéis entendam que Deus tem saúde e bênçãos materiais para entregar ao seu povo. Sua doutrina afirma, que os que são verdadeiramente fiéis a Deus devem desfrutar de uma excelente situação na área financeira, na saúde, etc. Pregam também a benção que vem ao dizimista, ao ofertante e ao sacrificante. Quem plantacolhe, quem não planta não colhe quem planta muito colhe muito, quem planta pouco colhe pouco. Varias igrejas neopentecostais que a disseminam essa teologia, entre elas podemos citar a Internacional da Graça de Deus, Universal do Reino de Deus, Renascer em Cristo e Igreja Mundial do Poder de Deus.
Teologia da Libertação vem-se desenvolvendo nesses últimos tempos na América Latina um processo quemostra como a fé cristã, durante séculos restritos á vida interior e ao ambiente das igrejas, pode provocar a mudança de situações sociais extremamente injustas. Esse processo é por uns festejados como a fé do povo simples, a qual finalmente se tornou eficaz, ao passo que outros a temem como distorção do Cristianismo ou o Marxismo dos pobres. Desde o início dos anos 70, a Obra Kolping, que surgiu naEuropa no começo da era da industrialização, criada pelo sacerdote católico e educador popular Adolfo Kolping, empenha-se em emprestar a sua contribuição para a solução dos grandes problemas sociais determinados principalmente pela situação Norte-Sul. Os sujeitos das atividades são grupos locais que se organizam em base regional e nacional. Graças a Teologia da Libertação a fé vai para as ruas,para o meio do povo, para a discussão pública. O objeto da Igreja é a salvação definitiva do homem. Mas essa deve ser transmitida ao homem concreto. O homem concreto é ele mesmo e as suas circunstâncias. As circunstâncias são processos, situações e estruturas econômicas, sociais, culturais, políticas. A fé não pode ficar indiferente a elas. E diferente alguém nascer de baixo de uma ponte ou em umacasa bem mobiliada. A Igreja tem o dever de "anunciar a libertação de milhões de seres humanos... de ajudar para que essa libertação se torne realidade”.
Teologia Moral é uma disciplina e um campo de conhecimento da Teologia que se dedica ao estudo e à pesquisa do comportamento humano em relação a princípios morais e ético-religiosos. Procura deduzir da Palavra de Deus as normas concretas que levama pessoa humana à sua plena realização, isto é ao seu Fim Supremo. A teologia cristã, a teologia moral ocupa-se do estudo sistemático dos princípios ético-morais subjacentes à doutrina e às verdades reveladas por Deus, bem como à sua aplicação posterior à vida quotidiana do cristão e da Igreja. Esta teologia está, em parte, englobada pela teologia sistemática. Mas, apesar disso, muitas vezes...
tracking img