Tensigridy em Bambu

9971 palavras 40 páginas
Departamento de Engenharia Civil

Tensegrity de Bambu. Estruturas adaptáveis e eficientes

Aluno: Gabriel Kozlowski Maia
Orientador: Khosrow Ghavami

I. Resumo
Os Tensegrities são compostos pela relação de elementos comprimidos com elementos tracionados que juntos formam um sistema. Os comprimidos são dispostos de modo a não se tocarem devido à tensão imposta pela rede, criada pelos elementos sob tração, que os envolvem. Este tipo de configuração, que impõe uma leveza quase misteriosa ao conjunto, também é percebida na estrutura dos átomos, na espiral do DNA, e na relação entre ossos e tendões. Estas estruturas têm sido estudadas por diversos ramos do conhecimento, e engenheiros e arquitetos foram despertados pelas possibilidades que este sistema proporciona. Com características como a adaptabilidade, expansibilidade, resistência estrutural e uso de materiais de forma econômica, têm sido estudados como alternativa construtiva somente há 60 anos.
Parte deste trabalho se propõe a apresentar uma visão geral destas estruturas com foco na explicação do sistema em si. Reúne as principais referências no assunto e aborda suas origens, os estudos e as pesquisas que foram chave para seu desenvolvimento.
Pretende-se montar um documento explicativo que cubra o básico para o entendimento e disseminação deste sistema estrutural, pois vê-se nos Tensegrities, sistemas eficiêntes e promissores, porem que ainda são pouco difundidos.
Através de sua observação, percebe-se que na maioria dos casos eles são projetados com materiais metálicos, como as barras e os cabos de aço. A partir disto, foi visto que era possível contribuir ao apresentar um estudo onde as barras de aço fossem substituídas pelo bambu. O Bambu é um material usado em construções desde inicio da civilização humana especialmente no Oriente. A cultura ocidental menosprezou seu potencial estrutural e por isso hoje, é visto como um material não-convencional na construção civil. Desde 1979 na

Relacionados