Tenryuu hachibushuu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tenryuu Hachibushuu
As Oito Legiões Celestiais
Conhecidos igualmente como Hachi Bushu, Hachibushuu, Ninpinin
Oito Grupos de Deidades Guardiãs do Buddhismo
天龍鬼神 - Deva, Naga, Demônios e Espíritos
天龍八部 - Deva, Naga e as Outras Seis Classes

Membros da Tenbu
Menbros das Vinte e Oito Legiões

Origem: India, Mitologia Hindu

As Oito Legiões são um curioso agrupamento de protetoresBuddhistas, demônios e espíritos originários da mitologia Hindu. Entre os oito grupos, apenas os Ten (Deva) e os Ryuu (criaturas serpentinosas, incluindo os Dragões) aparecem com grande frequência nos trabalhos de arte e esculturas japonesas, enquanto os outros seis grupos são representados menos frequentemente. Como um grupo, os Hachi Bushu não são objetos de adoração Buddhista, embora alguns Tenrecebam o status de objetos de devoção como no caso de Bishamonten, Benzaiten e Daikokuten, como são chamados no Japão.

Notas Históricas: Os Hachi Bushu - Oito Legiões – são um grupo de seres sescientes que é dito estarem presentes quando Shaka Nyorai, o Buddha histórico, expôs o Sutra da Flôr no Pico das Águias. Eles se originaram na anterior mitologia Hindu, mas foram convertidos aoBuddhismo após ouvirem as palavras de Shaka, se tornaram posteriormente guardiões dos ensinamentos de Buddha.

Segundo JAANUS (Japanese Architecture & Art Net Users System) - Arquitetura & Arte Japonesa Sistema de Usuários da Rede:

Hachibushuu é uma abreviação de 天竜八部衆 (Tenryuu Hachibushuu). Oito classes de divindades Indianas as quais foram convertidas por Shaka (Buddha Histórico) evieram a ser consideradas protetores do Dharma (Lei Buddhista). Eles aparecem em muitos textos, incluindo o 法華経 – Hokekyou, ou Sutra da Flôr de Lótus – e seus nomes estão a seguir:

Japonês Kanji Sânscrito
Ten 天 Deva
Ryuu 龍 Naga
Yasha 夜叉 Yaksa
Kendatsuba 乾闥婆 Gandharva
Ashura 阿修羅 Asura
Karura 迦楼羅 Garuda
Kinnara 緊那羅 Kimnara
Magoraga 摩ご羅伽 MahoragaOs nomes não são fixos, e uma única divindade pode muitas vezes representar sua classe. O mais famoso conjunto no Japão foi feito com lacquer seco em 734 E. C. e acompanham a imagem de Shaka. Existe também um grupo de esculturas dos dicípulos de Shaka em 興福寺 – Koufukuji (período Nara, Japão). A tradição do templo deu a eles nomes como:

Koufukuji Kanji Japonês
Gobujou 五部浄 Ten
Shagara ouSakara 沙羯羅 Ryuu
Kubanda 鳩槃荼 Yasha
Kendatsuba
Ashura
Kinnara
Hibakara 畢婆迦羅 Magoraga

Os Hachibushuu geralmente aparecem entre grupos, como os grupos de figuras circundando Shaka em pinturas de sua morte - 涅槃図 Nehan-zu. Eles são mostrados como classes distintas apenas no período Nara. Fim da citação de JAANUS.
Estes são os grupos principais dos Oito mais mencionados nos textosBuddhista Chineses e Japoneses. Existe outro agrupamento de oito que inclui os humanos, excluindo os Kendatsuba/Gandharvas, mas este por sua vez é menos comum. Os Oito serão discutidos abaixo:

Japonês Sânscrito Esteriótipo/Descrição
Ten Deva Seres Celestiais, Sexto Nível de Existência; ver também Tenbu.
Ryuu Naga Criaturas Serpentinosas, incluindo os Dragões, atendem a Koumokuten, umdos quatro Shitenno.
Yasha Yaksa Guerreiros de Linha de Frente, Espíritos da Natureza, protejem Yakushi Nyorai, são comandados por Tamonten um dos quatro Shitenno.
Kendatsuba Gandharva Deuses da Música, medicina, crianças. Atendem e são liderados por Jikokuten, dos quatro Shitenno; Sendan Kendatsuba é um de seus Reis.
Ashura Asura São retratados com três faces e seisbraços, Quarto Nível de Existência, são considerados “ex-celestiais”; no passado guerrearam com os Ten.
Karura Garuda Metade humanóide metade pássaro, inimigos declarados dos Ryuu / Naga.
Kinnara Kimnara Músicos e Dançarinos Celestiais, de forma humanóide e cabeça eqüina, também são liderados por Tamonten, um dos quatro Shitenno.
Magoraka Mahoraga Músicos Celestiais de forma...
tracking img