Tenis para deficientes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2024 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O BENEFÍCIO DO TÊNIS PARA A REABILITAÇÃO DE PESSOAS COM DOENÇA MENTAL


REFERENCIAL TEÓRICO

O TÊNIS

São inúmeras versões de como começou o tênis, e nenhuma dessas versões existentes assegura com clareza seu início. Porém, o que mais se acredita é o surgimento do tênis no século XII na França onde se jogava, depois de algumas modificações, em um retângulo dividio ao meio por umacorda – anteriormente era praticado contra um muro – com isso permitiu a participação de mais jogadores, até essa época era jogado com a palma da mão. Somente no século XIV os italianos inventaram a raquete tornando o jogo mais interessante e menos violento, com essas modificações o esporte começou a se espalhar ainda mais pela europa, chegando até mesmo ao Rei da Inglaterra, Henrique VIII. SISTO, L(2008).

Segundo BANG, G. (2008) Como atividade física, o tênis proporciona benefícios físicos e mentais, além de ser uma boa opção de lazer. É partindo deste pressuposto que acredito na contribuição que o tênis pode trazer para uma pessoa com algum tipo de doença mental, pois o esporte desenvolve além da habilidades motoras as cognitivas, proporcionando novamente àquela pessoa aintegração com a sua família e com a sociedade. De acordo com MOREHOUSE & MILLER (1978), os exercícios físicos produzem modificações adequadas e de forma harmônica em todo o organismo (sistema nervoso e muscular, circulação e respiração, e nas vias metabólicas). Além de ser uma atividade prazerosa, o exercício mantém a agilidade corporal e exerce uma influência psicológica e social profunda, prevenindo aobesidade e afecções.

DOENÇA MENTAL

Popularmente há uma tendência em se julgar à sanidade da pessoa, de acordo com seu comportamento, de acordo com sua adequação às conveniências sócio-culturais como, por exemplo, a obediência aos familiares, o sucesso no sistema de produção, a postura sexual, etc. VIEIRA, A. (2009).

Quanto a forma de manifestação: Há duas classificações básicasde doenças mentais, que são as neuroses (A), e as psicoses (B).
 
(A) Neurose é chamada neurose toda a psicopatologia leve, onde a pessoa tem a noção (mesmo que vaga) de seu problema. Ele tem contato com a realidade, porém há manifestações psicossomáticas, que são notadas por este, e que servem de aviso para a pessoa procurar um tratamento psicológico, ou psiquiátrico. É um fator comum aansiedade exacerbada. Existe inúmeras classificações menores; para citar algumas temos:

1) TOC - Transtorno obsessivo-compulsivo: é a repetição de algum ato diversas vezes ao dia, não controlável e causador de grande ansiedade;
2) SÍNDROME DO PÂNICO: causa grande aflição, e medo perante alguma situação.

3) FOBIAS: é o medo a alguma situação. Pode ser medo de ambientes fechados (claustrofobia),medo de água (hidrofobia), medo de pessoas (sociofobia), etc.

4) TRANSTORNOS DE ANDIEDADE: o indivíduo têm ataques de ansiedades antes ou depois de realizar algo, ou muitas vezes nem realizá-lo. É comum em pequena escala na maioria das pessoas, porém seu excesso é denominado como patológico.

5) DEPRESSÃO: também chamada de distimia, ou depressão maior. Se caracteriza por intenso retraimento emedo do mundo exterior. Causa baixa auto-estima e pode levar ao suícidio.

6) SÍNDROME DE BURNOUT: é a conseqüência de um grande estímulo estressor, como conflitos no trabalho ou família. Causa apagamento e falta de vontade.

7) DISTÚRBIO BIPOLAR DE ÂNIMO: o indivíduo muda de ânimo e volta ao normal e um curto periodo de tempo. É comum em grande escala na maioria das pessoas. Precisa deacompanhamento medico profissional na maioria dos casos.

(B) PSICOSE: se caracteriza por uma intensa fuga da realidade. 
Pode ser classificada de três formas: Pela manifestação; Pelo aspecto neurofisiológico; Pela intensidade.
 
1 - Manifestação: se divide em dois tipos principais:
 
a) ESQUIZOFRENIA: tem como aspectos principais a fuga da realidade, as manias de perseguição, as alucinações,...
tracking img