Teniese

6351 palavras 26 páginas
A teníase é causada por duas espécies de cestódeo: Taenia saginata e Taenia solium.
Etiologia

O homem é o único hospedeiro definitivo de ambas espécies. A T. saginata só infecta o ser humano na sua fase adulta, através da ingestão de carne do hospedeiro intermediário (gado) infectada com larvas da parasita. A infecção por T. solium pode ser através da ingestão de carne do porco (hospedeiro intermediário) ou ovo de T. solium através da ingestão de verduras contaminadas ou por auto-infecção causando cisticercose (homem como hospedeiro definitivo e intermediário).
As teníases são encontradas mundialmente, porém algumas regiões têm maior prevalência, como na América Latina, África Subsaariana, China, Sul e Sudeste da Ásia, e Leste Europeu. No Brasil, as regiões Sul e Sudeste têm maiores notificações de casos de teníase e cisticercose.
Clínica

Teníase
As infecções intestinais muitas vezes são assintomáticas e só são notadas quando o paciente observa a eliminação de proglotes pelas fezes. Quando o indivíduo é sintomático, as manifestações podem ser dores ou desconfortos abdominais leves, náusea, alteração do apetite, flatulência, diarréia ou obstipação. Em alguns casos, podem causar perda de peso ou alteração de crescimento e desenvolvimento em crianças. Raramente, há complicações como apendicite, obstru­ção do colédoco ou ducto pancreático devido ao crescimento exagerado do parasito.
Cisticercose
Manifestação variável, de acordo com a localização do cisticerco. Eles podem ser encontrados em qualquer parte do or­ganismo, principalmente no SNC, sistema musculoesquelético, tecido subcutâneo e olhos. As manifestações neurológicas são mais comuns e geralmente caracterizam-se pela convulsão (lesão intraparenquimatosa em áreas motoras), sinais de hipertensão intracraniana com náusea, vômitos cefaléia e borramento visual, hidrocefalia (obstrução do fluxo liquórico ou aracnoidite), infarto cerebral (vasculite) e síndrome medular.
Sintomas da Cisticercose
A teníase

Relacionados