teniaseX Cisticercose

746 palavras 3 páginas
CENTRO UNIVERSITARIO NOVAFAPI CURSO: Enfermagem
DISCIPLINA: Parasitologia
DOCENTE: Tânia Maria Basílio CoêlhoDISCENTE: Abigail de Castro Pontes Teníase X Cisticercose Agente etiológico
Taenia solium e Taenia saginata são parasitos que na fase aguda têm o homem por único hospedeiro normal. Na fase larvária, T. solium parasita obrigatoriamente o porco e T. saginata os bovídeos , sendo portanto parasitos estenoxenos em todas as fases do ciclo biológico.
Teniase: Taenia solium é a tênia da carne de porco e a Taenia saginata é a da carne bovina. Esses dois cestódeos causam doença intestinal.
Cisticercose: é os ovos da T. solium desenvolvem infecções somáticas
Forma Patogênica Teníase: É frequentemente assintomática, tornando-se o individuo consciente do parasitismo apenas depois de ter ele constatado a expulsão de progotes. Infecção por Taenia saginata: Nos casos mais típicos, após o período de incubação de dois ou três meses, surgem perturbações gastrintestinais, principalmente dor epigástrica com caráter de “dor de fome”. Outra manifestação frequente é a perda de peso. Nas crianças, emagrecimento pode vir com inapetência, mas pode haver apetite muito aumentado com dores abdominais fugazes. Infecção por Taenia solium: Produz-se no homem uma forma de teníase que, em geral, é menos evidente que a causada por T. saginata. O verme é menor, suas proglotes são menos ativas e se eliminam de mistura com as fezes, passando muitas vezes despercebidas. Com ela não ocorrem complicações devidas aos vermes adultos.
Cisticercose: O parasito possui varias fases de desenvolvimento após infectarem os tecidos.
Ao serem ingeridos os ovos de Taenia, em contato com o suco gástrico se rompem liberando a oncosfera, o que seria como um embrião, que atinge a corrente sanguínea,

Relacionados