Teniase e cistisercose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1604 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Teníase e Cisticercose

Introdução
Pertencente à família Taeniidae, dois cestódeos tem o homem como hospedeiro definitivo e obrigatório, a Taenia saginata e a Taenia solium, popularmente conhecidas como solitárias, com hospedeiros intermediários o boi e o porco, onde causam a cisticercose. Os cestodas adultos causa pouco dano ao hospedeiro, já os cestodas larvas (cisticercos, hidátide), sãoresponsáveis por quadros patológicos.
A teníase e a cisticercose são duas entidades mórbidas distintas, causadas pela mesma espécie, mas com fase de vida diferente. A teníase é uma alteração provocada pela presença da forma adulta da T. solium ou da T. saginata no intestino delgado do homem e a cisticercose é uma alteração provocada pela presença de larvas nos tecidos do hospedeiro intermediário.Existem no mundo 77 milhões de pessoas com teníase por T. saginata e 2,5 milhões de pessoas com teníase provocada por T. solium. Consequentemente, perdem-se toneladas de carne bovina e suína por apresentarem cisticercose.

Epidemiologia
As tênias são encontradas em todas as partes do mundo em que a população tem o hábito de comer carne de porco ou boi, crua ou malcozida.
As estatísticas dosmatadouros quando se conhece a procedência dos animais fornece importantes indicações sanitárias, que permitem identificar áreas de maior ou menor endemicidade da doença, a T. solium e a T. Saginata têm larga distribuição devido as precárias condições de higiene de grande parte da população, métodos de criação extensiva dos animais e o hábito de ingestão de carne pouco cozida ou assada. Em várioslocais é comum a criação de porcos livres ou confinados em polcigas precárias, ou próximas das habitações, nas quais a privada, ou esgoto, ás vezes tem ligações direta com a pocilga, devido ao hábito coprofágacito do animal,o ciclo se fecha facilmente, da mesma forma pode ocorrer a infecção de bovinos em pastagens contaminados por fezes de portadores de teníase ou ainda a contaminação de rios oucórregos que fornecem água aos animais, por esgotos in natura, quanto a contaminação humana por ovos de T. solium, o mecanismo mais comum é a heteroinfecção, no qual o individuo ingere ovos das seguintes formas:
-dejetos humanos contaminados fontes de água para beber ou utilizadas para regar hortaliças;
-disseminação de ovos de T. solium por moscas e baratas;
-acidentes de laboratório, quando otécnico ao manipular fecal ou vidraria se infecta acidentalmente;
- transmissão através de práticas sexuais orais.

Morfologia
A T. solium e a T. saginata apresentam corpo achatado, dorsoventralmente em forma de fita, dividido em escoléx ou cabeça, colo ou pescoço e estróbilo ou corpo.
Escólex- é um órgão adaptado para a fixação do cestódeo à mucosa do intestino delgado humano, possui quatroventosas formadas de tecido muscular, arredondadas e proeminentes. A T.Solium possui o escólex globuloso com um rostelo ou rostro com uma fileira de 25 a 50 acúleos e a T.Saginata tem o escólex inerme, sem rostelo e acúleos.
Colo- está abaixo do escólex, não possui segmentação, suas células estão em constante atividade reprodutora, originando proglotes jovens, conhecido como zona de crescimento oude formação de proglotes.
Estróbilo- é o corpo do helminto, formado pela união de proglotes, onde a T. Solium pode de oitocentos a mil e atingir ate três metros e na T.Saginata pode ter mais de mil e atingir até a oito metros. As proglotes são divididas em jovens, maduras e grávidas, onde cada proglote possui alimentação individual por difusão, possui órgãos masculino e feminino e é uma justaposição de vários indivíduos, são recobertos por tegumento com microtríquias, que absorvem alimentos. As proglotes jovens são mais curtas e apresentam início de desenvolvimento dos órgãos genitais, as proglotes maduras possuem órgãos sexuais maduros a aptos para a fecundação e as proglotes grávidas têm o útero cheio de ovos, onde 50% são maduros, 40% são imaturos e 10% são estéreis. A diferença...
tracking img