Tendência Pedgógica Libertadora

914 palavras 4 páginas
INTRODUÇÃO

Neste trabalho abordamos a tendência pedagógica libertadora, que tem como principal idealizador o educador Paulo Freire. Mostramos onde esta tendência foi iniciada, qual foi a ideia base de sua utilização e como serviu para tentar mudar a realidade de pessoas de baixa renda pelo Brasil.

PEDAGOGIA PROGRESSISTA
A pedagogia progressista surgiu para compor as pedagogias liberais e tem como objetivo propor uma análise crítica das realidades sociais, sendo utilizada pelos professores como instrumento para combater a dominação e a desigualdade social. Esta pedagogia se apresenta de três formas: a libertadora, a libertária e a critico dos conteúdos. (LIBÂNEO, acesso em 12 dez. 2013)

TENDÊNCIA LIBERTADORA
A tendência libertadora surgiu em 1962, quando seu idealizador, Paulo Freire, trabalhava na Universidade do Recife. Primeiramente, ele realizou alguns testes e o resultado obtido foi satisfatório. Porém, ele começou a sofrer perseguição durante a ditadura militar e acabou sendo exilado enquanto ainda fazia os testes.
O método de ensino de Freire se diferencia dos demais, pois buscava ensinar os adultos que não possuíam escolaridade, utilizando palavras do seu cotidiano para que eles tenham um conhecimento do que está acontecendo ao seu redor, seja na sociedade ou na política (LIBÂNEO, acesso em 12 dez. 2013).
O professor não é mais o detentor de todo saber, pois, para educar adultos que moravam em zonas distantes dos grandes centros e acabavam excluídos, o educador teria que ser mais paciente e respeitar as dificuldades do aluno e não mais falar tudo que sabe e o aluno ter que repetir.(LIBÂNEO, acesso em 12 dez. 2013)
A educação libertadora [...] questiona concretamente a realidade das relações do homem com a natureza e com os outros homens, visando uma transformação. [...] Aprender é um ato de conhecimento da realidade concreta, isto é, da situação real vivida pelo educando, e só tem sentido se resulta de uma

Relacionados